oi pessoal, vi essa lista em um
fórum do site
Máfia Linux e achei legal postar aqui!
==========
1. Bluefish Em software livre é melhor para edição de arquivos HTML. Seu depósito é baseado na facilidade de disponibilidade, uso para vários idiomas e compatibilidade de sintaxe com outros "padrões", como XML, Python, PHP, Javascript, JSP, SQL, Perl, CSS, Pascal, R, Coldfusion e Matlab.Suporta caracteres multibyte, Unicode, UTF-8 e de ser escrito em C e GTK tem um baixo uso de memória, menor do que outras ferramentas de sua espécie. site oficial:
http://bluefish.openoffice.nl/index.html2. AnjutaUma IDE (ambiente de desenvolvimento integrado), trabalhando com C e C + + e agora ampliou seu apoio para Java, Python e Vala. A partir da versão 2 inclui o novo suporte para extensões, o que lhe dá mais funcionalidade do que a versão anterior. Também notável é a coloração de sintaxe e sua integração com o Glade para criar interfaces gráficas. site oficial:
http://www.anjuta.org/3. GladeÉ uma ferramenta de desenvolvimento para interface gráfica do usuário (GUI) programado em C e GTK. Tais ferramentas são independentes de uma linguagem de programação específica, mas mais línguas de apoio incluem C, C + +, C #, Java, Vala, Perl e Python, entre outros. A versão 3 foi totalmente reescrito para tirar vantagem das características do GTK +, reduzindo as linhas de código, permitindo a integração com Anjuta. Ele usa um formato XML chamado GtkBuilder para armazenar dados criados interfaces. site oficial:
http://glade.gnome.org/ 4. GCC(GNU Compiler Collection) é um grupo criado pelo compilador GNU que originalmente compilado para C. Atualmente suporta "front-ends" para C, C + +, Java, Ada, Objective C, Objective C + + e Fortran, e suporta outros não-padrão línguas como o Go, Pascal, Modula-2, Modula 3 e D. As vantagens de usar o GCC para compilar mentira em otimização de código baseado no microprocessador propriamente dito, verificação de erros, depuração e chamadas de subrotina de otimização. site oficial:
http://gcc.gnu.org/5. KDevelopOutra IDE, que é otimizada para as distribuições que usam o KDE como ambiente gráfico. Ele suporta C, C + + e PHP. Tal como acontece com outros IDEs, versão 4 foi totalmente reescrito em C + + utilizando as bibliotecas Qt gráficos, permitindo-lhes integrar com QtDesigner. Compilador falta em si também deve instalar o GCC. Algumas de suas características mais úteis são navegador entre as classes de aplicações e suporte para a definição de classes e do quadro. site oficial:
http://kdevelop.org/6.EclipseUma IDE em Java com mais de 2 milhões de linhas de código. É amplamente utilizado para a sua suporte para vários idiomas, bem como várias linguagens de programação como Java, C, C + +, Ada, Perl, PHP, JSP e Python sh, muitos deles através de plugins comunidade. Os plugins também adicionar outras características importantes, tais como a possibilidade de vários usuários trabalhando no mesmo projeto e extensão do IDE para outras ferramentas. Ele é reconhecido pelo longo caminho que conduz, e é o IDE preferida para os desenvolvedores criarem novos aplicativos e ferramentas de programação como "cliente". Site Oficial:
http://www.eclipse.org/7. KateMuitos sabem este editor de texto para a plataforma KDE, e ao mesmo tempo que oferece milhares de ferramentas é a sua simplicidade, que se apresenta como uma alternativa para muitos outros.Programado em C + + e Qt, suas principais características são a coloração de sintaxe extensível usando XML, o suporte a sessão e código de rastreamento para C, C + +, Java e outras linguagens.É uma das ferramentas incluídas no pacote kdebase e é usado como um editor de texto para o KDevelop e Quanta Plus Site Oficial:
http://kate.kde.org/8. Aptana StudioOutro "peso-pesado" entre os IDEs e velho conhecido pelos programadores. Hoje está muito desenvolvida e sua extensão através de plugins estender a sua utilidade para várias linguagens de programação, dentre as quais destacamos PHP, Python, Ruby, Rails, CSS, HTML, Ajax, JavaScript e C. Ele também permite o monitoramento de diretórios do projeto, assistente de desenvolvimento web, depuração, conexão via FTP, Ajax bibliotecas e suporte para plug-ins do Eclipse. site oficial:
http://www.aptana.com/ 9. EmacsUm editor de texto criado por GNU estendido e programado em C e Lisp. Criado em 1975 por Richard Stallman, já percorreu um longo caminho e hoje existem vários "implementações", como XEmacs. Funciona como um editor simples que permite aos desenvolvedores editar, compilar e depurar o código. Há também bibliotecas que estendem sua funcionalidade e seus próprios comandos internos. site oficial:
http://www.gnu.org/software/emacs/ 10. GNUStepUm conjunto de bibliotecas orientadas a objetos, aplicativos e ferramentas escritas em Objective C para desenvolver aplicativos de desktop. Ela tem dois "programas": Centro de Projetos é o editor geral do projeto e GORM para criar interfaces gráficas de usuário. Ele também tem outras ferramentas como fazem, GUI, banco de dados e de volta. site oficial:
http://www.gnustep.org/ 11. HBasicUma alternativa para o Microsoft Visual Basic, um IDE de código que integra a edição e criação de interfaces gráficas para que usa as bibliotecas do KDE gráficos. Você também pode fazer "chamadas" para as bibliotecas Qt e executáveis criados diretamente com o programa compilador. Não há versões mais estáveis liberados desde julho de 2009. site oficial:
http://hbasic.sourceforge.net/12.LázaroUm programado em Objective C IDE desenvolvido a partir de Free Pascal, multiplataforma e serve como uma alternativa para o Delphi. Permite a criação de ambientes visuais e programas voltados especificamente para a portabilidade de programas compilados, o que significa que pode ser executado em vários sistemas operacionais. É notável a compatibilidade com os gerentes de banco de dados diversos, como Firebird, PostgreSQL, dBase, FoxPro, MySQL, SQLite, Oracle e Microsoft SQL Server. site oficial:
http://www.lazarus.freepascal.org/13. NetbeansUm IDE "feito em Java para Java". Sendo código aberto, mas ele desenvolveu maratónicamente nos últimos anos, permitindo extensões incluem trabalhar com C, C + +, PHP, Ruby, Rails e Python. Suas funções são fornecidos por módulos escritos em Java, e há vários desses módulos que funcionam como Eclipse estilo plugins ou Aptana. Hoje é uma das IDEs mais utilizado para programadores Java e Python. site oficial:
http://www.netbeans.org/index_es.html14. QtCreatorOutro IDE que ajuda a criar interfaces gráficas sem a necessidade de ser escrito em uma linguagem particular. Use bibliotecas Qt GUI e plugins pode realizar projetos para linguagens como Python, C, C + +, Java e Ruby. O IDE permite o acompanhamento do código de projeto, seus diretórios e depuração usando o gdb.Talvez a característica mais marcante é a capacidade de criar aplicativos de desktop e móveis. Seu ponto mais fraco é o consumo de memória um pouco alto. site oficial:
http://qt.nokia.com/products/developer-tools 15. Quanta PlusÉ o competidor do Bluefish, uma IDE de desenvolvimento web que está a perder terreno, mas ainda é uma grande ferramenta desenhada para o KDE (também parte do pacote kdewebdev). Ele suporta SSH e FTP, usando a sua visualização KHTML, realce de sintaxe e um analisador que informa corretamente a criação de nossas páginas. site oficial:
http://quanta.kdewebdev.org/ 16. GambasA segunda alternativa para o Visual Basic e apoia a criação de aplicativos Qt ou GTK com bancos de dados como MySQL, PostgreSQL e SQLite. Entre seus pontos fortes pode-se citar a familiaridade com o IDE Microsoft, trechos de código atalhos, depuração e programas de exemplo, incluindo Site Oficial:
http://gambas.sourceforge.net/en/main.html17. Android SDKAndroid para programadores é muito conveniente ter este programa. Inclui não só as ferramentas básicas para começar a criar aplicativos Android, mas também outros, como gerenciador de pacotes, o Google APIs, a documentação código de exemplo, e programas, ferramentas de desenvolvimento e outros estendida. Destaca-se o pacote NDK que permite incluir no código da aplicação de outras linguagens como C ou C + +. site oficial:
http://developer.android.com/sdk/index.html18. WxFormBuilderPequena ferramenta que permite a criação de um ambiente gráfico para pequenas aplicações por wx vendedor. É aconselhável ver também outras aplicações como wxWidgets, um quadro que permite gráficos ligados (via script chamado de "ligações") com várias linguagens, como Ruby, Python, Perl, D, C e C + + Site Oficial:
http://sourceforge.net/projects/ wxFormBuilder/ Como se vê, há várias ferramentas para programação em GNU / Linux. Apenas uma questão de ver qual é a melhor para as nossas necessidades.
==========
você usa algum destes aplicativos para trabalhar ou usa algum outro que não foi sitado na lista?
ps: fonte original
aqui.
vlw fwi, Holmes