por phormigon » 27 Jan 2014, 22:50 • MS 9
Pois bem, pessoal... acabei deixando meu PC principal com o Debian novamente.
Não adianta: por mais que eu tenha gostado e simpatizado com o Manjaro, o Debian tem minha preferência não apenas pela sua metodologia de manutenção do sistema, mas também pela maneira como são tratadas as questões das atualizações e tudo mais.
Algumas ações do Manjaro me fazem compartilhar da opinião do nosso amigo Goro, como preferir deixar o X não tão atualizado e priorizar a estabilidade do sistema em si. Em certas condições não é admitida uma quebra do X, pois não há tempo disponível para ficar arrumando o sistema e quebrando a cabeça para só então poder voltar ao trabalho. Isso lembra o uso de janelas, e não é o que queremos.
Imaginem se, por exemplo, você instala o sistema para um amigo que decide usar o linux. De repente, depois de uma atualização o computador não inicia mais.
E se isso acontece no meio da semana, com trabalho a fazer? Eis a famosa estabilidade do linux deixando o cara na mão! Ele precisará ligar e esperar quando você puder passar lá para ajudá-lo.
Eu também uso meu computador pessoal para trabalhar em casa, o que traz um cenário parecido, com a diferença de que quem vai arrumar o sistema sou eu mesmo. E foi o que tive de fazer após a última atualização (ainda bem que era final de semana).
Mas igualmente, não há tempo para ficar solucionando quebras, falhas e tudo mais. Se você pretende se focar no trabalho é preciso um ambiente estável onde não existam interrupções desse tipo.
Afinal de contas, foi por tudo isso que deixei o Windows há 7 anos e, sinceramente, não vejo sentido voltar a enfrentar instabilidades, ainda mais em um sistema com kernel linux.
Talvez a maneira de atualizar o Manjaro deva ser revista, pois para quem usa drivers de vídeo como os proprietários da NVIDIA por exemplo, o procedimento atual mostra-se problemático.
Não sou técnico em informática nem profissional do ramo, portanto não compreendo as entranhas de como isso é feito - apenas sei que até o Ubuntu, mesmo com suas falhas, atualiza os drivers de vídeo proprietários sem quebrar o X!
Se a intenção é divulgar o Manjaro como um linux fácil de usar, para iniciantes, esse tipo de problema não pode ser admitido e alguma coisa precisa ser corrigida aí... ou o sistema será indicado apenas para quem não tem placas dedicadas.
Vejam a ironia:
Quando algo parecido (uma atualização detona o sistema) acontece com o rWindows, lá vamos nós nos vangloriar de usar o linux. Mas questões como essa quebra do X nos levam a um cenário semelhante e não menos problemático: não é uma tela azul, mas uma tela preta, kkk!
Espero que não me entendam mal: gostei muito do Manjaro e gostaria de usá-lo, mas com esse tipo de ocorrência se repetindo não dá para trabalhar tranquilo.
Até.
Editado pela última vez por
phormigon em 27 Jan 2014, 22:55, em um total de 1 vez.
Razão: Correções.
- Esta mensagem de phormigon recebeu agradecimentos de
- Goro Daimon (31 Jan 2014, 12:00)