Último update (atualização) do Manjaro quebrou meu X  [Resolvido]

Assuntos relacionados com o processo de instalação e atualização em desktops ou portáteis (notebook, netbook, etc.).
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Último update (atualização) do Manjaro quebrou meu X

Mensagempor SilverH » 13 Nov 2013, 12:59  •  MS 1

Olá caros "Manjaradas"

então, ontem o sistema pediu pra efetuar um Update e, como de costume eu permiti. Infelizmente após dar boot a maquina não inicia o X. Notei na relação da atualização que algo relacionado com o meu driver NVIDIA iria ser modificado (eu uso 0.8.7.1 non-free).

Alguém experimentou a mesma coisa? Assim que eu puder eu posto os logs. De inicio parecer ser um problema com o carregamento do módulo da NVIDIA depois de fazer essa atualização.

Vlw pela atenção.

Att,
SilverH


ATUALIZAÇÃO:

Verifiquei nos Fóruns Internacionais. Parece que não sou único com esse problema, olhem:
"NVidia / Failed to start X server after upgrade"
e
"New updates this morning hosed X"
Editado pela última vez por SilverH em 13 Nov 2013, 13:34, em um total de 3 vezes.
Razão: correção
Avatar do usuário
SilverH
Novato

 
Mensagens: 7
Registro: 02 Ago 2013, 11:32
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 2 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 0.8.6
Ambiente: XFCE

Último update (atualização) do Manjaro quebrou meu X

Mensagempor phormigon » 13 Nov 2013, 22:29  •  MS 2

Cara... eu tenho aqui em casa uma GeForce 9800 GT e já passei por isso.
Foi um trampo danado, e não consegui resolver! :evil:
No meu caso não aparecia nem o "cursor do terminal de texto", digamos assim. E me lembro também teve algo relacionado ao driver NVIDIA na atualização... Eu não conseguia acessar nada! A paciência se foi e formatei a máquina!

Infelizmente nos últimos tempos tenho me decepcionado um pouco com as "GeForces da vida", exatamente por isso. Ouço relatos de problemas e mais problemas dos drivers NVIDIA em diversos sabores do nosso querido linux.
Tanto que já considero para uma possível troca (quando houver necessidade), adquirir uma AMD/ATI Radeon das pesadas!
Porém atualmente o desempenho aqui está legal, e não houve mais problemas em relação a isso.

Infelizmente não poderei te ajudar, caro amigo - pois como eu disse, na época que passei por isso estourei antes de resolver, ehehe!!!
Mas deixo aqui minhas condolências e espero que você tenha mais paciência do que eu. 8-)

Abraço.
Avatar do usuário
phormigon
Aprendiz

 
Mensagens: 97
Registro: 11 Fev 2013, 02:06
Agradeceu: 4 vez(es)
Agradecido: 14 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 64-bit
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediário

Último update (atualização) do Manjaro quebrou meu X  [Resolvido]

Mensagempor SilverH » 14 Nov 2013, 12:06  •  MS 3

Vlw pela contribuição hermano,

bom eu dei uma olhada nos foruns internacionais, e achei um guia do manjaro oficial que resolveu meu problema. Eu gostaria de saber exatamente o que aconteceu, para poder evitar, mas até agora o próprio empacotador da atualização disse não enter a razão da falha.

Enfim, se alguém tiver o mesmo problema que tive, é só seguir esse guia aqui:
Configurando NVIDIA (non-free) [em inglês]

Só uma pequena observação, qnd chegar no passo três, como você vai estar sem ambiente gráfico o gedit não vai funcionar. Então substitua o gedit pelo nano: sudo nano /etc/mkinitcpio.conf

De resto é tudo igual.


Grande abraço manjaradas
Editado pela última vez por Holmes em 19 Nov 2013, 13:09, em um total de 2 vezes.
Razão: adicionar BBCode no comando
Avatar do usuário
SilverH
Novato

 
Mensagens: 7
Registro: 02 Ago 2013, 11:32
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 2 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 0.8.6
Ambiente: XFCE

Último update (atualização) do Manjaro quebrou meu X

Mensagempor dougpess » 15 Nov 2013, 10:00  •  MS 4

No site Manjaro Oficial é ralatado problemas com novos drivers Nvidia proprietário. E se for o caso, recomendam usar nvidia-legacy.
Editado pela última vez por dougpess em 15 Nov 2013, 10:01, em um total de 1 vez.
Razão: complemento
Avatar do usuário
dougpess
Novato

 
Mensagens: 8
Registro: 22 Out 2013, 22:54
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Mint/Manjaro
Versão: 15/0.8.8
Ambiente: Cinnamon

Último update (atualização) do Manjaro quebrou meu X

Mensagempor SilverH » 17 Nov 2013, 09:21  •  MS 5

Só pra constar:

qnd você utiliza o tutorial que linkei, ele atualiza para a última versão do driver (331.20).
Acho que o problema está só na instalação. O driver em si, até agora não demonstrou nenhuma falha aqui. Ou seja, uma vez vc conseguindo instalar ele não vai dar problemas.
Editado pela última vez por SilverH em 17 Nov 2013, 09:21, em um total de 1 vez.
Razão: correção
Avatar do usuário
SilverH
Novato

 
Mensagens: 7
Registro: 02 Ago 2013, 11:32
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 2 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 0.8.6
Ambiente: XFCE

Último update (atualização) do Manjaro quebrou meu X

Mensagempor Holmes » 19 Nov 2013, 13:10  •  MS 6

parabéns pela resolução.

vlw fwi, Holmes :)
Imagem

Meu Blog Kibojoe I Manjaro I JWM I Outras Coisas...

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Avatar do usuário
Holmes
Fundador

Mantenedor Kibojoe Linux
Mantenedor Kibojoe Linux
 
Mensagens: 5472
Artigos: 56
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Localização: Brasil
Agradeceu: 173 vez(es)
Agradecido: 812 vez(es)
Distro utilizada: Kibojoe Linux
Versão: 18.02
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Último update (atualização) do Manjaro quebrou meu X

Mensagempor Goro Daimon » 15 Jan 2014, 14:15  •  MS 7

É disso que tenho medo em rolling release caras. o X parou de funcionar. O X! Minha placa é de vídeo é intel, talvez não terei problemas.

Prefiro deixar o X como ele está mesmo. Que seja versão velha. Prefiro dar upgrade em algumas coisas apenas através de backports ou repositórios PPA confiáveis, de preferência mantidos pelos desenvolvedores oficiais.
Editado pela última vez por Goro Daimon em 31 Jan 2014, 17:02, em um total de 4 vezes.
Razão: Escrevi errado uma palavra.
Avatar do usuário
Goro Daimon
Aprendiz

 
Mensagens: 76
Registro: 13 Jan 2014, 22:50
Localização: Metro City
Agradeceu: 5 vez(es)
Agradecido: 4 vez(es)
Distro utilizada: Mint
Versão: 13 Maya LTS
Ambiente: MATE
Repositório: Stable

Último update (atualização) do Manjaro quebrou meu X

Mensagempor Holmes » 15 Jan 2014, 15:07  •  MS 8

uso o Manjaro, via repositório Testing, faz tempo e nunca tive problemas!

vlw fwi, Holmes :)
Imagem

Meu Blog Kibojoe I Manjaro I JWM I Outras Coisas...

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Avatar do usuário
Holmes
Fundador

Mantenedor Kibojoe Linux
Mantenedor Kibojoe Linux
 
Mensagens: 5472
Artigos: 56
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Localização: Brasil
Agradeceu: 173 vez(es)
Agradecido: 812 vez(es)
Distro utilizada: Kibojoe Linux
Versão: 18.02
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Último update (atualização) do Manjaro quebrou meu X

Mensagempor phormigon » 27 Jan 2014, 22:50  •  MS 9

Pois bem, pessoal... acabei deixando meu PC principal com o Debian novamente.

Não adianta: por mais que eu tenha gostado e simpatizado com o Manjaro, o Debian tem minha preferência não apenas pela sua metodologia de manutenção do sistema, mas também pela maneira como são tratadas as questões das atualizações e tudo mais.

Algumas ações do Manjaro me fazem compartilhar da opinião do nosso amigo Goro, como preferir deixar o X não tão atualizado e priorizar a estabilidade do sistema em si. Em certas condições não é admitida uma quebra do X, pois não há tempo disponível para ficar arrumando o sistema e quebrando a cabeça para só então poder voltar ao trabalho. Isso lembra o uso de janelas, e não é o que queremos.

Imaginem se, por exemplo, você instala o sistema para um amigo que decide usar o linux. De repente, depois de uma atualização o computador não inicia mais.
E se isso acontece no meio da semana, com trabalho a fazer? Eis a famosa estabilidade do linux deixando o cara na mão! Ele precisará ligar e esperar quando você puder passar lá para ajudá-lo.

Eu também uso meu computador pessoal para trabalhar em casa, o que traz um cenário parecido, com a diferença de que quem vai arrumar o sistema sou eu mesmo. E foi o que tive de fazer após a última atualização (ainda bem que era final de semana).
Mas igualmente, não há tempo para ficar solucionando quebras, falhas e tudo mais. Se você pretende se focar no trabalho é preciso um ambiente estável onde não existam interrupções desse tipo.

Afinal de contas, foi por tudo isso que deixei o Windows há 7 anos e, sinceramente, não vejo sentido voltar a enfrentar instabilidades, ainda mais em um sistema com kernel linux.

Talvez a maneira de atualizar o Manjaro deva ser revista, pois para quem usa drivers de vídeo como os proprietários da NVIDIA por exemplo, o procedimento atual mostra-se problemático.
Não sou técnico em informática nem profissional do ramo, portanto não compreendo as entranhas de como isso é feito - apenas sei que até o Ubuntu, mesmo com suas falhas, atualiza os drivers de vídeo proprietários sem quebrar o X!

Se a intenção é divulgar o Manjaro como um linux fácil de usar, para iniciantes, esse tipo de problema não pode ser admitido e alguma coisa precisa ser corrigida aí... ou o sistema será indicado apenas para quem não tem placas dedicadas.

Vejam a ironia:
Quando algo parecido (uma atualização detona o sistema) acontece com o rWindows, lá vamos nós nos vangloriar de usar o linux. Mas questões como essa quebra do X nos levam a um cenário semelhante e não menos problemático: não é uma tela azul, mas uma tela preta, kkk!

Espero que não me entendam mal: gostei muito do Manjaro e gostaria de usá-lo, mas com esse tipo de ocorrência se repetindo não dá para trabalhar tranquilo.

Até.
Editado pela última vez por phormigon em 27 Jan 2014, 22:55, em um total de 1 vez.
Razão: Correções.

Esta mensagem de phormigon recebeu agradecimentos de
Goro Daimon (31 Jan 2014, 12:00)
Avatar do usuário
phormigon
Aprendiz

 
Mensagens: 97
Registro: 11 Fev 2013, 02:06
Agradeceu: 4 vez(es)
Agradecido: 14 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 64-bit
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediário

Último update (atualização) do Manjaro quebrou meu X

Mensagempor Renan Rischiotto » 27 Jan 2014, 23:18  •  MS 10

Que estranho, eu tenho placa NVIDIA e até agora não tive problemas assim...

Obs: Eu uso o driver proprietário.
Editado pela última vez por Renan Rischiotto em 27 Jan 2014, 23:19, em um total de 2 vezes.
Razão: Correção
Renan Rischiotto
Avançado

 
Mensagens: 286
Registro: 10 Jan 2014, 18:55
Agradeceu: 19 vez(es)
Agradecido: 13 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 20.2.1
Ambiente: Xfce
Repositório: Estável
Habilidade: Novato

Próximo

Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

2 problemas após última atualização

por Danipru3 » 02 Mar 2021, 13:17

Respostas: 1

Exibições: 104

08 Mar 2021, 00:33

por Danipru3 Ver última mensagem

Após atualização não tem internet

por hickfla » 25 Abr 2020, 20:21

Respostas: 2

Exibições: 395

26 Abr 2020, 10:59

por hickfla Ver última mensagem

Mouse e teclado nao funcionam apos atualizacao

por cacaribeiro » 04 Set 2020, 10:39

Respostas: 8

Exibições: 511

05 Set 2020, 13:18

por cacaribeiro Ver última mensagem

PJE NO MANJARO

por LucasMigliorini » 20 Abr 2020, 12:28

Respostas: 5

Exibições: 670

21 Abr 2020, 23:40

por tioguda Ver última mensagem

Manjaro Brasil abandonado?

por Francis » 28 Dez 2020, 14:14

Respostas: 4

Exibições: 312

26 Jan 2021, 14:10

por Igor Isaias Banlian Ver última mensagem

Voltar para Instalação/Atualização em PCs



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

^ Voltar ao Topo