Uma alternativa ao Openbox e FluxBox: o PekWM

Assuntos gerais relacionados ao PekWM, por exemplo, configuração, personalização, etc.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Mensagempor Holmes » 27 Mar 2014, 20:38  •  MS 1

oi pessoal, tropper, Benezinho e eu estamos trabalhando em um respin do Manjaro com o PekWM e gostaríamos de saber se alguém da comunidade estaria interessando em participar do projeto, que denominamos ManjaroPek...:D! porque estamos trabalhando nesse projeto? hoje em dia muitos usuários estão procurando algum ambiente ou windows manager que não consome muita memória do PC (seja ele potente ou não); então, o PekWM deixa para trás o OpenBox e o FluxBox em consumo de memória relacionando ao windows manager. vejam o gráfico postado por robsonpc em Comparativo consumo de memória windows managers, baseado em http://migre.me/ix0f5.

Imagem

podemos ver no gráfica supracitado que o OpenBox e FluxBox consomem 7.0 e 16.0, respectivamente; enquanto o PekWM despende apenas 5.3 da memória do PC. ademais o PekWM apresenta uma agilidade supreendente na sua funcionabilidade! como todos já sabem, os windows manager OpenBox e FluxBox são edições manjarianas, a primeira é oficial e a outra é comunitária, e acreditamos que o PekWM poderá ser uma boa alternativa a eles. estamos (tropper e eu) trabalhando na fase de modificações das configs relacionandas ao PekWM, ou seja, no núcleo pekniano que estabelece conectividade do windows manager com o Manjaro. além disso estamos transportando essas modificações ao manjaroiso. já o Benezinho está na área de artwork, dando aquele toque especial! diante disto e reforçando o convite acima, o projeto ManjaroPek gostaria de convidar a comunidade brasileira para participar dele...:D!

Imagem

vlw fwi, Holmes :)
Editado pela última vez por Holmes em 27 Mar 2014, 20:42, em um total de 1 vez.
Razão: correções pontuais
Imagem

Meu Blog Kibojoe I Manjaro I JWM I Outras Coisas...

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Holmes
Fundador

Mantenedor Kibojoe Linux
Mantenedor Kibojoe Linux

Artigos: 56
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Agradeceu: 173 vez(es)
Distro utilizada: Kibojoe Linux
Versão: 18.02
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Mensagempor bertolli » 27 Mar 2014, 21:44  •  MS 2

como faz para participar? quais o requisitos?
bertolli
Aprendiz

Registro: 14 Jan 2014, 06:46
Agradeceu: 9 vez(es)
Distro utilizada: manjaro linux
Versão: 0.8.8
Ambiente: OpenBox
Repositório: Testing

Mensagempor robsonpc » 27 Mar 2014, 22:54  •  MS 3

Muito bom!! Bela iniciativa.
Vi alguns Screenshots dele e achei muito bonito!
É usável essa versão 0.1 atual?
** Manjaro Home aqui. **
robsonpc
Avançado

Artigos: 3
Registro: 17 Dez 2013, 16:44
Agradeceu: 24 vez(es)
Distro utilizada: Debian
Versão: Testing
Ambiente: Gnome
Habilidade: Advanced

Mensagempor pekman » 27 Mar 2014, 23:35  •  MS 4

Para quem quiser ver uma imagem do meu Manjaro com Pekwm pode ser visto aqui: viewtopic.php?f=27&t=1897
Imagem

Um alemão se apossou do tropper na #freenode. A partir de agora sou o pekman. Não bastasse os 7x1 ainda roubaram meu nick de 5 anos de uso.
pekman
Intermediário

Artigos: 1
Registro: 12 Fev 2014, 06:38
Agradeceu: 5 vez(es)
Distro utilizada: ManjaroPex
Versão: 0.8.11
Ambiente: Pekwm
Habilidade: Gurú

Mensagempor pagani » 28 Mar 2014, 09:26  •  MS 5

Olá a todos. De que forma podemos ajudar nessa construção?
Imagem
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Key ID: 37042A86
pagani
Guru

Artigos: 11
Registro: 31 Jan 2014, 14:36
Agradeceu: 9 vez(es)
Distro utilizada: manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: xfce
Repositório: testing

Mensagempor Holmes » 29 Mar 2014, 10:48  •  MS 6

oi pessoal, todos podem contribuir de algum modo, mesmo que não tenha nenhum conhecimento técnico específico, desde que esteja disposto a colaborar com o projeto. como:

- participando de um ou mais projetos em andamento. atualmente são dois: (1) artwork e (2) configs. no caso das configs acredito que será necessário instalar o Manjaro Net e depois o PekWM, em um ambiente virtual, para conhecer as suas configurações e logo ir trabalhando sobre as configs. já a artwork é criar novos wallpapers, temas para o Slim e Oblogout e quem sabe futuramente criar um tema para o PekWM nas cores oficiais do Manjaro, que são preta e verde.
- testando as versões a serem lançadas.
- desenvolvendo novas configs que possam vir a integrar ao projeto.
- divulgando o projeto ManjaroPek em seus círculos e redes sociais.
- etc.

depois de soltarmos a primeira ISO, acredito que deve ser logo, vamos criar um canal no site GitHub e aí todos podem ir acompanhando o andamento do projeto.

Imagem

Holmes
Fundador

Mantenedor Kibojoe Linux
Mantenedor Kibojoe Linux

Mensagempor Benezinho » 30 Mar 2014, 09:32  •  MS 7

tropper escreveu:Para quem quiser ver uma imagem do meu Manjaro com Pekwm pode ser visto aqui: default.html"default.html" onclick="window.open(this.href);return false;" class="postlink">tropper:

Vocês trabalham para o bem e o melhor, um bem comunitário, isso é o mais importante.. Por isso, parabenizo a todos que se envolverem de alguma forma, vocês são pai d'égua | vide: dicionário paraense papa-chibé
;) :) 8-) :mrgreen: :geek: :ugeek:

T+
Benezinho

Mensagempor pekman » 30 Mar 2014, 12:56  •  MS 8

Olá pessoal,

Um pedido especial para quem deseja ajudar:

1º Um passo primordial que precisamos dar é fazer a tradução da documentação do PEK: http://www.pekwm.org/files/pekwm/doc/0. ... index.html

Quem estiver disposto a colaborar com a tradução, mesmo não sendo expert em inglês, ficaremos gratos. Podem usar o google tradutor, e adaptar as frases para uma linguagem compreensível. Os comandos, óbviamente, não são traduzidos.

As traduções serão revizadas por mim e o Stelonix...

Se alguém se dispor a ajudar, irá poupar muito do nosso trabalho. E a tradução da documentação é a tarefa mais urgente. Assim vamos prestar uma grande ação ao Majaro Pekwm e a toda a comunidade GNU/Linux.

2º Traduzindo vai te trazer conhecimento, tornando capaz de ajudar as diversas perguntas que vai aparecer nesse fórum. Sim serão muitas, pois o PEK é todo "manual", suas configurações são todas feitas em mode texto. Mas é muito fácil de fazer.

3º Fazer testes e relatar bugs. Ser um beta tester da Manjaro PEK é importante, pois somente o rastreamento de bugs pode fazer com que os mesmos sejam resolvidos, melhorando a qualidade do sistema.

4º Participar das perguntas que serão feitas no fórum no ManjaroPEK, principalemente as referentes aos aplicatívos. Pois estamos fazendo isso para vcs, então penso que devemos escolher os Apps, por meio de votação...

Quando sai? Bom acho que já era pra estar quase pronta, mas estou com probelmas no meu computador, ou seja eu sou o culpado pelo atraso. Peço descupas por isso. :o
Imagem

Um alemão se apossou do tropper na #freenode. A partir de agora sou o pekman. Não bastasse os 7x1 ainda roubaram meu nick de 5 anos de uso.
pekman
Intermediário

Mensagempor Holmes » 30 Mar 2014, 14:20  •  MS 9

oi tropper, boa indicação sobre a tradução. todavia, é necessário se registrar no site do PekWM para traduzir? pelo que eu vi não tem a opção de registro; então, como processar essa tradução? será necessário criar uma wiki, se sim temos a Knowledge Base e acho que dá para suportar o material traduzido!

tropper escreveu:Quando sai? Bom acho que já era pra estar quase pronta, mas estou com probelmas no meu computador, ou seja eu sou o culpado pelo atraso. Peço descupas por isso. :o

não se preocupe...coisas acontecem com todos... ;)

Imagem

Holmes
Fundador

Mantenedor Kibojoe Linux
Mantenedor Kibojoe Linux

Mensagempor pekman » 31 Mar 2014, 13:58  •  MS 10

Holmes escreveu:oi tropper, boa indicação sobre a tradução. todavia, é necessário se registrar no site do PekWM para traduzir? pelo que eu vi não tem a opção de registro; então, como processar essa tradução? será necessário criar uma wiki, se sim temos a Knowledge Base e acho que dá para suportar o material traduzido!

tropper escreveu:Quando sai? Bom acho que já era pra estar quase pronta, mas estou com probelmas no meu computador, ou seja eu sou o culpado pelo atraso. Peço descupas por isso. :o

não se preocupe...coisas acontecem com todos... ;)

Não é preciso registrar... Apenas entre na Wiki pelo link que deixei

Quem têm o google chrome vizualize a página traduzida, quem não tem joga no google tradutor.

Estou estudando uma forma de poder armazenar em um lugar para facilitar as revisões...

A ideia final é de colocar a tradução da documentação do Pekwm no Knowledge Base.
Imagem

pekman
Intermediário

Próximo