É um o orgulho anunciar Sonar GNU/Linux 2014.1!
Sonar é um sistema operacional acessível focado em tecnologia assistiva. Ele é focado em ser o sistema operacional mais acessível disponível usando uma tecnologia totalmente gratuita. A seguir está uma lista de algumas das tecnologias assistivas oferecido através Sonar:
= utiliza a mais recente tecnologia Gnome.
= um leitor de tela para cegos e pessoas com baixa visão chamado Orca.
= um programa de ampliação para ajudar a ampliar a tela para pessoas de baixa visão.
= um teclado na tela para pessoas que têm baixos níveis de competências motoras e têm dificuldade em utilizar um teclado. (O teclado na tela pode ser usado com um mouse ou trackball para navegar no teclado na tela.
= uma fonte para as pessoas com dislexia.
Um grande agradecimento vai para Kyle Brouhard por colaborar para este lançamento. Ele dispendeu muito tempo para ajudar o Sonar.
Esta é a primeira versão do Sonar é baseado no Manjaro, que é construído fora das entranhas do Arch Linux. A equipe Manjaro tem ajudado muito com a transição do Ubuntu para Manjaro.
Philip Müller, o líder do projeto de Manjaro, fez com que o movimento fosse uma experiência fantástica. Sem a ajuda de Philip e sua equipe isso não teria saído do papel. Sonar também gostaria de elogiar a equipe de desenvolvimento do Manjaro por eles manterem uma estrututa manjariana acessível.
A comunidade Manjaro é um grande exemplo de preocupação com a acessibilidade dentro da comunidade sofware livre. Todos deveriam seguir o seu exemplo e se certificar de que eles desempenham o seu papel na garantia de que as pessoas podem acessar a tecnologia de uma vez por todas. Esse é o objetivo do Sonar, dar oportunidade as pessoas e tornar o acesso ao software livre a todos!
Com Sonar sendo baseado no Manjaro isso vai assegurar: que será sempre rodando com a última tecnologia assistiva. Para dar aos nossos usuários a melhor experiência.
Se você nunca experimentou Sonar, o que você está esperando? Vá para a página de dowloand e obtenha seu Sonar!
Atenciosamente
Jonathan Nadeau
ps: tradução da nota oficial.
vlw fwi, Holmes