Sou novo na comunidade/distribuição e quero deixar aqui um pouco de conhecimento para enriquecer o conteúdo dessa crescente família. No primeiro texto que escrevo vou falar a respeito do editor de textos Vim, uma ferramenta amplamente utilizada quando o assunto é modificar arquivos no modo texto do sistema.
Aqui falarei apenas sobre a instalação e configuração básica do editor, e se houver outra oportunidade escreverei outro texto para abordar o uso propriamente dito da ferramenta. Espero que gostem do tutorial e fiquem a vontade para corrigir algum dado que não estiver correto ou completo
Mãos a obra!
- Pesquisa do pacote nos repositórios oficiais
- Código: Selecionar todos
# pacman -Ss vim-python3
saída do comando acima:
- Código: Selecionar todos
extra/gvim-python3 7.4.729-1
Vi Improved, a highly configurable, improved version of the vi text editor (with advanced features, such as a GUI) with python 3
support
extra/vim-python3 7.4.729-1
Vi Improved, a highly configurable, improved version of the vi text editor (with support for additional scripting languages)
Explicação do que foi feito: o comando acima faz a busca do pacote que queremos instalar na máquina, observe que foram encontrados dois pacotes (vim-python3 e gvim-python3), mas trabalharemos apenas com o vim.
Obs: escolhi esse pacote pois ele já vem com suporte a linguagem de programação Python na versão 3, e essa funcionalidade pode ajudar no futuro.
- Instalação do Vim
Para instalar, execute a instrução abaixo:
- Código: Selecionar todos
# pacman -S vim-python3
- Configuração das funcionalidades básicas do editor
Por padrão, o Vim é instalado em sua forma básica, ou seja, um editor "simples", sem numeração de linhas, destaque de sintaxe, etc. Para darmos uma pequena turbinada nele, abra o arquivo de configuração vimrc localizado na pasta etc (como já temos ele instalado, vamos a sua utilização).
- Código: Selecionar todos
# vim /etc/vimrc
A principio você verá uma tela cheia de comentários (nesse arquivo de configuração os comentários são feitos com aspas duplas ") mas não se assuste, aquilo são apenas algumas recomendações para uso da ferramenta.
Obs: Os comandos utilizados a partir de agora para edição do arquivo serão explicados de melhor forma em um texto futuro, caso haja oportunidade, mas por hora vou explica-los de forma bem resumida, já que o foco do texto ainda não é a utilização dos comandos. E antes que eu me esqueça, certifique-se de que a tecla "caps lock" esteja desligada.
Com o arquivo "vimrc" aberto, utilize a sequencia de teclas abaixo:
- Código: Selecionar todos
Shift g
Isso fará com que o cursor do texto mova-se para ultima linha.
Em seguida tecle:
- Código: Selecionar todos
o
Isso habilitará o modo de inserção de texto na linha abaixo.
Escreva os seguintes comandos em linhas diferentes (você pode usar a tecla "Enter" para saltar linhas).
- Código: Selecionar todos
syntax on
set nu
filetype plugin on
set mouse=a
Explicação do que foi feito:
syntax on: destaca sintaxes utilizadas no arquivo, na linguagem popular simplesmente colori o texto;
set nu: Enumera as linhas do texto (como em um editor de código fonte gráfico);
filetype plugin on: Plugin do vim para detectar arquivos, por exemplo, digamos que abra um arquivo chamado "prog.cpp". A partir da extensão o vim saberá que um conteúdo C++ será editado, e com isso ele carrega as funcionalidades necessárias para manusear esse tipo de conteúdo, como o "auto completar" para a sintaxe, etc;
set mouse=a: Permite que o mouse seja utilizado na edição, por exemplo, você está na linha 2 de um arquivo qualquer e quer se deslocar para linha 17 (que você está vendo inclusive). Ao invés de utilizar o teclado para chegar a linha desejada, basta clicar na linha e pronto (isso dá velocidade nas edições).
Para finalizar, mostrarei uma de minhas configurações preferidas. Ela é capaz de salvar a posição do cursor no arquivo mesmo quando ele for fechado, por exemplo, você editou a linha 22 de um arquivo, salvou e fechou. Ao reabrir o arquivo o cursor estará exatamente na posição que você o deixou.
Para fazer isso, aperte mais algumas vezes a tecla "Enter" (assumo que você ainda esteja com o vimrc aberto e não tenha feito nada além do que foi pedido acima) e escreva o código abaixo:
- Código: Selecionar todos
augroup resCur
autocmd!
autocmd BufReadPost * call setpos(".", getpos("'\""))
augroup END
Terminado de escrever tudo o que foi indicado no texto, tecle a seguinte combinação no teclado:
- Código: Selecionar todos
Esc
- Código: Selecionar todos
:x
Explicação: A tecla "Esc" faz com que o modo edição seja abandonado, com isso é possível utilizar os comandos do editor. Na sequencia, o ":x" faz com que as alterações realizadas sejam salvas e que o Vim seja fechado.
Agora, acesse o vimrc novamente para enxergar as modificações (Você notará que o texto estará colorido, etc).
- Código: Selecionar todos
# vim /etc/vimrc
Conclusão:
Bom pessoal, esse foi meu primeiro tutorial. Espero que ele possa ser útil a alguém, e se houver alguma informação errada ou
incompleta fiquem a vontade para comentar.
Valeu.