Clone Manjaro Linux para pen drive ou PC novo

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Clone Manjaro Linux para pen drive ou PC novo

Mensagempor Ricardox » 13 Jul 2016, 20:13  •  MS 1

Olá pessoal, gostaria de compartihar um teste que fiz de clonar um sistema instalado em um notebook com hardware Intel e placa grafica ati radeom para um pen drive e usar o mesmo em um desktop com hardware gigabyte e placa grafica nvidia e pra minha surpresa funcionou, isso pode ser útil para aqueles que não querem instalar e configurar o linux manjaro do zero e também podendo usar direto de um pen drive como eu estou usando. Mãos a obra:

1- Usei um live cd do WinPe 8.1 com softwares de recuperação de sistema, semelhante ao hirens boot.
2- Software de backup usado foi AOMEI Backupper que vem com o live cd citado acima.
3- Feito o boot com live cd e no meu caso com um pen drive de 32GB ja espetado para armazenar o clone da partição do manjaro linux ja podemos começar a fazer o clone da mesma com AOMEI Backupper, isso pode demorar um pouco ( Paciência).
4- Depois de terminado o clone retire o live cd e reboot o PC ou Notebook sem remover o pen drive clonado ( não troque de máquina ainda falta alguns procedimentos. (Calma lá)
5- Precisamos restaurar ou instalar o grub nesse pen drive clonado, procurem os passos para restauração do grub na Net ou no forum, śo uma dica use o live cd do manjaro para acessar o terminal e restaurar o grub.
6- Concluidos os passos anteriores, retire o live cd do manjaro programe na bios para dar boot pelo pen drive clonado e entre no sistema.
7- Agora o segredo para rodar em outra máquina, entre em manjaro settings manager e remova os drivers instalados principalmente
da placa grafica, pois esse clone carrega os drives do sistema origem e se sua outra máquina contem outro hardware não ira funcionar, por isso deve-se remove-los.
8- Quero deixar bem claro que no meu caso funcionou perfeitamente, testem e se funcionar ou não, comentem.

Não sou nenhum expert, apenas um curioso.

Abraços.
Editado pela última vez por Holmes em 14 Jul 2016, 10:07, em um total de 3 vezes.
Razão: correções pontuais

Esta mensagem de Ricardox recebeu agradecimentos de
Jean Michel Kowalski (14 Jul 2016, 16:33)
Avatar do usuário
Ricardox
Aprendiz

 
Mensagens: 19
Registro: 11 Jun 2016, 23:07
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 3 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: 15.12
Ambiente: Xfce
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Clone manjaro linux para pen drive ou PC Novo

Mensagempor pagani » 14 Jul 2016, 07:26  •  MS 2

Valeu pela dica.
Imagem
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Key ID: 37042A86
Avatar do usuário
pagani
Guru

 
Mensagens: 972
Artigos: 11
Registro: 31 Jan 2014, 14:36
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 171 vez(es)
Distro utilizada: manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: xfce
Repositório: testing
Habilidade: Intermediate

Clone Manjaro Linux para pen drive ou PC novo

Mensagempor Holmes » 14 Jul 2016, 10:06  •  MS 3

obrigado por compartilhar!

vlw fwi, Holmes :)
Imagem

Meu Blog Kibojoe I Manjaro I JWM I Outras Coisas...

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Avatar do usuário
Holmes
Fundador

Mantenedor Kibojoe Linux
Mantenedor Kibojoe Linux
 
Mensagens: 5472
Artigos: 56
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Localização: Brasil
Agradeceu: 173 vez(es)
Agradecido: 812 vez(es)
Distro utilizada: Kibojoe Linux
Versão: 18.02
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Clone Manjaro Linux para pen drive ou PC novo

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 14 Jul 2016, 10:10  •  MS 4

Ricardox escreveu:Olá pessoal, gostaria de compartihar um teste que fiz de clonar um sistema instalado em um notebook com hardware Intel e placa grafica ati radeom para um pen drive e usar o mesmo em um desktop com hardware gigabyte e placa grafica nvidia e pra minha surpresa funcionou, isso pode ser útil para aqueles que não querem instalar e configurar o linux manjaro do zero e também podendo usar direto de um pen drive como eu estou usando. Mãos a obra:

1- Usei um live cd do WinPe 8.1 com softwares de recuperação de sistema, semelhante ao hirens boot.
2- Software de backup usado foi AOMEI Backupper que vem com o live cd citado acima.
3- Feito o boot com live cd e no meu caso com um pen drive de 32GB ja espetado para armazenar o clone da partição do manjaro linux ja podemos começar a fazer o clone da mesma com AOMEI Backupper, isso pode demorar um pouco ( Paciência).
4- Depois de terminado o clone retire o live cd e reboot o PC ou Notebook sem remover o pen drive clonado ( não troque de máquina ainda falta alguns procedimentos. (Calma lá)
5- Precisamos restaurar ou instalar o grub nesse pen drive clonado, procurem os passos para restauração do grub na Net ou no forum, śo uma dica use o live cd do manjaro para acessar o terminal e restaurar o grub.
6- Concluidos os passos anteriores, retire o live cd do manjaro programe na bios para dar boot pelo pen drive clonado e entre no sistema.
7- Agora o segredo para rodar em outra máquina, entre em manjaro settings manager e remova os drivers instalados principalmente
da placa grafica, pois esse clone carrega os drives do sistema origem e se sua outra máquina contem outro hardware não ira funcionar, por isso deve-se remove-los.
8- Quero deixar bem claro que no meu caso funcionou perfeitamente, testem e se funcionar ou não, comentem.

Não sou nenhum expert, apenas um curioso.

Abraços.

Dica muito útil, mas me tira uma dúvida... Nesse caso todo o sistema foi clonado para o pendrive e rodará direto do pendrive, é isso? Eu poderia, no caso, ter ligado outro HD e clonado direto pro HD? Ou no caso, depois de ter copiado pro pendrive ainda será necessário copiar para um HD?
Abraço
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Avatar do usuário
Jean Michel Kowalski
Moderador

 
Mensagens: 717
Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Agradecido: 117 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Clone Manjaro Linux para pen drive ou PC novo

Mensagempor Ricardox » 14 Jul 2016, 16:24  •  MS 5

Clonou para pen drive então não a necessidade de passar para o hd, ou seja roda direto no pen drive, mas caso queira clonar pra outro hd é o mesmo processo, com relação a cópia do sistema sim o clone é do sistema inteiro.

Abraços.
Avatar do usuário
Ricardox
Aprendiz

 
Mensagens: 19
Registro: 11 Jun 2016, 23:07
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 3 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: 15.12
Ambiente: Xfce
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Clone Manjaro Linux para pen drive ou PC novo

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 14 Jul 2016, 16:32  •  MS 6

Ricardox escreveu:Clonou para pen drive então não a necessidade de passar para o hd, ou seja roda direto no pen drive, mas caso queira clonar pra outro hd é o mesmo processo, com relação a cópia do sistema sim o clone é do sistema inteiro.

Abraços.

Obrigado pelo esclarecimento, realmente um processo útil e bastante simples, obrigado por compartilhar :D
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Avatar do usuário
Jean Michel Kowalski
Moderador

 
Mensagens: 717
Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Agradecido: 117 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice


Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

Manjaro Linux não reconhece iphone Apple.

por Hércules R. Souza » 17 Mar 2020, 15:02

Respostas: 2

Exibições: 475

18 Mar 2020, 13:05

por Hércules R. Souza Ver última mensagem

Autenticação Falhou pamac Arch Linux

por trikoloko » 21 Abr 2020, 05:49

Respostas: 3

Exibições: 374

21 Abr 2020, 12:41

por tioguda Ver última mensagem

PJE NO MANJARO

por LucasMigliorini » 20 Abr 2020, 12:28

Respostas: 5

Exibições: 670

21 Abr 2020, 23:40

por tioguda Ver última mensagem

Manjaro Brasil abandonado?

por Francis » 28 Dez 2020, 14:14

Respostas: 4

Exibições: 312

26 Jan 2021, 14:10

por Igor Isaias Banlian Ver última mensagem

reinstalação de manjaro com /home separada

por Asakura_Hao » 06 Dez 2020, 17:36

Respostas: 2

Exibições: 187

17 Dez 2020, 19:00

por Asakura_Hao Ver última mensagem

Voltar para Iniciante



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron
^ Voltar ao Topo