Ricardox escreveu:Olá pessoal, gostaria de compartihar um teste que fiz de clonar um sistema instalado em um notebook com hardware Intel e placa grafica ati radeom para um pen drive e usar o mesmo em um desktop com hardware gigabyte e placa grafica nvidia e pra minha surpresa funcionou, isso pode ser útil para aqueles que não querem instalar e configurar o linux manjaro do zero e também podendo usar direto de um pen drive como eu estou usando. Mãos a obra:
1- Usei um live cd do WinPe 8.1 com softwares de recuperação de sistema, semelhante ao hirens boot.
2- Software de backup usado foi AOMEI Backupper que vem com o live cd citado acima.
3- Feito o boot com live cd e no meu caso com um pen drive de 32GB ja espetado para armazenar o clone da partição do manjaro linux ja podemos começar a fazer o clone da mesma com AOMEI Backupper, isso pode demorar um pouco ( Paciência).
4- Depois de terminado o clone retire o live cd e reboot o PC ou Notebook sem remover o pen drive clonado ( não troque de máquina ainda falta alguns procedimentos. (Calma lá)
5- Precisamos restaurar ou instalar o grub nesse pen drive clonado, procurem os passos para restauração do grub na Net ou no forum, śo uma dica use o live cd do manjaro para acessar o terminal e restaurar o grub.
6- Concluidos os passos anteriores, retire o live cd do manjaro programe na bios para dar boot pelo pen drive clonado e entre no sistema.
7- Agora o segredo para rodar em outra máquina, entre em manjaro settings manager e remova os drivers instalados principalmente
da placa grafica, pois esse clone carrega os drives do sistema origem e se sua outra máquina contem outro hardware não ira funcionar, por isso deve-se remove-los.
8- Quero deixar bem claro que no meu caso funcionou perfeitamente, testem e se funcionar ou não, comentem.
Não sou nenhum expert, apenas um curioso.
Abraços.
Ricardox escreveu:Clonou para pen drive então não a necessidade de passar para o hd, ou seja roda direto no pen drive, mas caso queira clonar pra outro hd é o mesmo processo, com relação a cópia do sistema sim o clone é do sistema inteiro.
Abraços.