Como atualizar apenas um pacote especifico?  [Resolvido]

Assuntos relacionados com o processo de instalação e atualização em desktops ou portáteis (notebook, netbook, etc.).
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Como atualizar apenas um pacote especifico?

Mensagempor Daniel Dutra » 02 Ago 2016, 17:59  •  MS 1

Olá comunidade. Boa tarde a todos, tudo bem? Espero que sim!

Olha confesso que não queria postar essa duvida mas procurei no google e aqui no forum e no manual e não encontrei uma resposta para a minha duvida. Por ela ser tão simples acredito que eu não encontrei a maneira certa de procurar e a terminologia correta

Gostaria de saber como eu posso atualizar apenas um unico pacote (programa) especifico no manjaro?

Por exemplo quero atualizar apenas o firefox e não todo o sistema (mas se eu atualizar o sistema consequentemente ele será atualizado). A versão do programa firefox que possuo atualmente (02/06/2016) no sistema é a versão 47 mas no site da mozilla consta que a ultima versão é a 48.

Seguindo o conselho do moderador aqui do forum o pagani (Tente achar uma reposta por tentativa e erro / Tente achar uma reposta colocando a mão na massa e fazendo você mesmo.) fiz o seguinte.

Atualizei o sistema.

Código: Selecionar todos
[[email protected] danieldutra]# pacman -Syyuu
:: Sincronizando a base de dados de pacotes...
 core                     137,7 KiB   544K/s 00:00 [######################] 100%
 extra                   1923,6 KiB   777K/s 00:02 [######################] 100%
 community                  3,9 MiB   774K/s 00:05 [######################] 100%
 multilib                 186,3 KiB   821K/s 00:00 [######################] 100%
:: Iniciando atualização completa do sistema...
 não há nada a fazer

Em seguida digitei um comando para atualizar especificamente o pacote.

[[email protected] danieldutra]# pacman -Su firefox
atenção: firefox-47.0.1-1 está atualizado -- reinstalando
:: Iniciando atualização completa do sistema...
resolvendo dependências...
procurando por pacotes conflitantes...

Pacotes (1) firefox-47.0.1-1

Tamanho total instalado:  90,36 MiB
Alteração no tamanho:    0,00 MiB

:: Continuar a instalação? [S/n]

Pelo que entendi no segundo comando ele iria apenas reinstalar o firefox 47 e não atualiza-lo. Portanto qual seria o comando que eu poderia utilizar para atualizar o firefox ou ainda não existe o pacote atualizado nos repositorios.

Antes de postar essa pergunta efetuei o seguinte procedimento conforme indicação do moderador pagani.

Antes de postar uma dúvida ou problema, lembre-se:

1 - Tente achar uma reposta pesquisando na Web.
atualizar apenas um pacote
atualizar um pacote
como atualizar unico pacote no manjaro
pesquisar.php?q=atualizar+um+pacote
https://www.google.com.br/search?q=mozi ... no+manjaro

2- Tente achar uma reposta lendo o manual.
https://wiki.archlinux.org/index.html/Pa ... gu%C3%AAs)#Atualizando_pacotes

3 -Tente achar uma reposta por tentativa e erro / Tente achar uma reposta colocando a mão na massa e fazendo você mesmo.
Expliquei acima.

Quando fizer uma pergunta, demonstre que você fez todas estas coisas antes e nos dê detalhes sobre seu problema.

Desde já agradeço a atenção!
Editado pela última vez por Holmes em 02 Ago 2016, 18:58, em um total de 2 vezes.
Razão: correções pontuais
Como devo me comportar? Interessantes regras de etiqueta para minha pessoa.

Data do primeiro contato e da instalação do manjaro em meu notebook: (01/08/2016) Manjaro Daniella 16.06.1 XFCE
Daniel Dutra
Membro

Artigos: 3
Registro: 01 Ago 2016, 21:25
Agradeceu: 28 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06.1 Daniella- 16.08 Ellada
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

[Duvida] - Como atualizar apenas um pacote especifico?  [Resolvido]

Mensagempor pagani » 02 Ago 2016, 18:20  •  MS 2

O Firefox 48 ainda não está nos repositórios do Manjaro. Bem provável que na próxima atualização estável já esteja.
Imagem
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Key ID: 37042A86
pagani
Guru

Artigos: 11
Registro: 31 Jan 2014, 14:36
Agradeceu: 9 vez(es)
Distro utilizada: manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: xfce
Repositório: testing
Habilidade: Intermediate

[Duvida] - Como atualizar apenas um pacote especifico?

Mensagempor Daniel Dutra » 02 Ago 2016, 19:27  •  MS 3

pagani escreveu:O Firefox 48 ainda não está nos repositórios do Manjaro. Bem provável que na próxima atualização estável já esteja.

Entendi pagani. Vou aguardar então. Agora sei que pelo menos não é um problema de configuração rsrs.

Enquanto isso vou procurar saber qual o periodo de lançamento das atualizações estaveis que você citou.

Obrigado pela resposta.

Ps.: como você ja explicou o motivo para mim vou marcar a sua resposta como a melhor resposta.
Editado pela última vez por Daniel Dutra em 02 Ago 2016, 19:29, em um total de 1 vez.
Razão: Acrescentar informações

Data do primeiro contato e da instalação do manjaro em meu notebook: (01/08/2016) Manjaro Daniella 16.06.1 XFCE
Daniel Dutra
Membro

Mensagempor Daniel Dutra » 09 Ago 2016, 00:47  •  MS 4

Companheiros fui verificar se a versão 48 do firefox já estava disponivel no repositorio do arch e ja se encontra.
Imagem

Mas quando digito no terminal sudo pacman -S firefox ele continua afirmando que já está na ultima atualização disponivel.
Imagem

Por qual motivo isso está acontecendo?

Daniel Dutra
Membro

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 09 Ago 2016, 08:26  •  MS 5

Daniel Dutra escreveu:Companheiros fui verificar se a versão 48 do firefox já estava disponivel no repositorio do arch e ja se encontra.
Imagem

Mas quando digito no terminal sudo pacman -S firefox ele continua afirmando que já está na ultima atualização disponivel.
Imagem

Por qual motivo isso está acontecendo?

Corrijam-me se estiver errado, mas creio que o Manjaro utilize repositórios próprios, pelo que vejo no fórum internacional.
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Jean Michel Kowalski
Moderador

Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Versão: 17.1
Ambiente: KDE

Mensagempor chmercesmoreira » 09 Ago 2016, 10:18  •  MS 6

Acredito que o Manjaro com os repositórios estáveis estejam até 2 semanas atrasados com relação ao repositório do Arch Linux, aqui tem mais informações: https://wiki.manjaro.org/index.html?titl ... d_of_Beast
O jeito é aguardar a atualização, ou passar a utilizar os repositórios testing ou unstable do Manjaro que estão mais próximos do repositório do Arch com relação a data de lançamento das atualizações.
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Versão: 2018

Mensagempor Daniel Dutra » 09 Ago 2016, 14:14  •  MS 7

Jean Michel Kowalski escreveu:Corrijam-me se estiver errado, mas creio que o Manjaro utilize repositórios próprios, pelo que vejo no fórum internacional.

Opa caro Jean obrigado pela resposta camarada. Seriam esses aqui os repositorios do manjaro? http://repo.manjaro.org/

== Editado em 09 Ago 2016, 14:29 ==

chmercesmoreira escreveu:Acredito que o Manjaro com os repositórios estáveis estejam até 2 semanas atrasados com relação ao repositório do Arch Linux, aqui tem mais informações: https://wiki.manjaro.org/index.html?titl ... d_of_Beast
O jeito é aguardar a atualização, ou passar a utilizar os repositórios testing ou unstable do Manjaro que estão mais próximos do repositório do Arch com relação a data de lançamento das atualizações.

Obrigado chmercesmoreira pela explicação e indicação do link, acabei de efetuar a leitura e ele explica as diferenças entre o Manjaro e o arch e como é citado la e como o companheiro Jean também falou, o manjaro utiliza repositorios proprios e na versão estavel dependendo do pacote pode levar até semanas ou meses para ser liberado.

Cmo você disse talvez uma alternativa seria eu mudar para a testing né.

Uma duvida para verificar se um pacote está disponivel nos repositorios do manjaro eu teria que entrar nesse site escolher um link e procurar pelo software em um mirror desses? É assim que se lida com os repositorios no manjaro?
Editado pela última vez por Daniel Dutra em 09 Ago 2016, 14:29, em um total de 1 vez.
Razão: Acrescentar informações

Daniel Dutra
Membro

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 09 Ago 2016, 14:34  •  MS 8

Segundo esse link: manjaro-linux.com.br/...php?f=17&t=1750 creio que os repositórios sejam definidos no arquivo /etc/pacman-mirrors.conf (Não estou no meu PC com Manjaro agora para averiguar).
Podes usar pacman -Ss pacote para procurar um pacote, ou pacman -Si pacote para buscar informações de um pacote.
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Jean Michel Kowalski
Moderador

Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Versão: 17.1

Mensagempor chmercesmoreira » 09 Ago 2016, 15:14  •  MS 9

Uma duvida para verificar se um pacote está disponivel nos repositorios do manjaro eu teria que entrar nesse site escolher um link e procurar pelo software em um mirror desses? É assim que se lida com os repositorios no manjaro?

Esse link que você me passou lista o estado dos espelhos (mirrors) do Manjaro (servidores que hospedam os arquivos do Manjaro), ele mostra o estado de atualização deles com relação aos 3 tipos de repositórios (branchs), stable, testing e unstable.

Você disse que quer buscar por softwares em cada um desses branchs separadamente, para buscar as versões do sofware em cada um deles, lendo esse guia: https://wiki.manjaro.org/index.html?titl ... man_Branch
Eu vi que você pode fazer isso migrando temporariamente de branch com os comandos:
sudo pacman-mirrors -g -b <branch>

E depois buscando o software que você deseja ver a versão com o comando:
pacman -Ss <software>

Por exemplo:
sudo pacman-mirrors -g -b unstable
pacman -Ss firefox

Só tome cuidado que por esse método ser temporário, você não está migrando de branch então não atualize os pacotes durante os testes, após verificar as versões que você deseja migre novamente para o branch stable ou reconstrua a mirrorlist para as mudanças temporárias serem revertidas.
Editado pela última vez por chmercesmoreira em 09 Ago 2016, 15:17, em um total de 2 vezes.
Razão: Correção
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Versão: 2018

Mensagempor Daniel Dutra » 09 Ago 2016, 19:52  •  MS 10

Obrigado pelas informações companheiros Jean e Moreira. Testei ambas as dicas mas ambos os metodos ainda não possuem o aplicativo firefox na versão 48. Retornei para o repositorio Estavel vou ficar no aguardo mesmo.

Todas as duvidas ja foram esclarecidas com os senhores.

Daniel Dutra
Membro

Próximo