O meu intuito com esse artigo é apenas passar uma visão de como o processo de manipulação dos pacotes funciona e não difere muito, independentemente se for utilizado pela linha de comando com o pacman ou por uma interface grafica como o Pamac e com isso quero ajudar outros usuarios iniciantes (principalmente eu) a perderem um pouco o receio com a linha de comando.
Por isso o objetivo desse artigo é apenas fazer comparações de como realizar os mesmos processos utilizando ferramentas diferentes.
Para isso vou utilizar três ferramentas:
1 - pacman o gerenciador de pacotes e principal ferramente de manipulação dos arquivos e softwares do manjaro (e do arch)
2 - Pamac-manager a interface grafica desenvolvida para realizar as mesmas funções basicas que o pacman só que através do modo grafico
3 - O site de pacotes e repositorios do Arch linux - Vamos utiliza-lo apenas para fazer comparações e verificar informações de pacotes já que ele é compativel com o manjaro.
Como citei sou iniciante e sou sujeito a muitas falhas, peço que se forem encontrados alguns erros, por favor me corrijam para que eu possa aprender com esses erros.
Para criação desse artigo estou utilizando o Manjaro XFCE 16.06.1 Daniella
Mão na massa
Primeiramente vamos abrir as ferramentas.
Abra o O site de pacotes e repositorios do Arch linux em seguida o terminal e por fim o Pamac-manager.
Para encontrar o pamac-manager basta clicar no Menu Aplicações (Iniciar) e digitar na barra de pesquisas: pamac-manager. Você pode clicar tanto em Execução pamac-manager como em Adicionar/Remover Programas.
1 - Sincronizando os Repositorios
1.1 - No terminal digite
sudo pacman -Sy
para sincronizar os repositorios e atualiza-los.1.2 - No pamac clique no seguinte icone e em seguida em Atualizar banco de dados.
Pronto o banco de dados dos repositorios estão atualizados e prontos para uso.
2 - Verificando a quantidade de pacotes instalados no seu sistema.
2.1 - No terminal digite o seguinte comando
- Código: Selecionar todos