Pacman e pamac: uma comparação na manipulação de pacotes

Deixe sua contribuição, assim vamos facilitar a manutenção e configuração para outros membros que estão iniciando.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.

Mensagempor Daniel Dutra » 04 Ago 2016, 14:00  •  MS 1

Olá comunidade, tudo bem com todos? Espero que sim!

O meu intuito com esse artigo é apenas passar uma visão de como o processo de manipulação dos pacotes funciona e não difere muito, independentemente se for utilizado pela linha de comando com o pacman ou por uma interface grafica como o Pamac e com isso quero ajudar outros usuarios iniciantes (principalmente eu) a perderem um pouco o receio com a linha de comando.
Por isso o objetivo desse artigo é apenas fazer comparações de como realizar os mesmos processos utilizando ferramentas diferentes.

Para isso vou utilizar três ferramentas:
1 - pacman o gerenciador de pacotes e principal ferramente de manipulação dos arquivos e softwares do manjaro (e do arch)
2 - Pamac-manager a interface grafica desenvolvida para realizar as mesmas funções basicas que o pacman só que através do modo grafico
3 - O site de pacotes e repositorios do Arch linux - Vamos utiliza-lo apenas para fazer comparações e verificar informações de pacotes já que ele é compativel com o manjaro.

Como citei sou iniciante e sou sujeito a muitas falhas, peço que se forem encontrados alguns erros, por favor me corrijam para que eu possa aprender com esses erros.

Para criação desse artigo estou utilizando o Manjaro XFCE 16.06.1 Daniella

Mão na massa

Primeiramente vamos abrir as ferramentas.
Abra o O site de pacotes e repositorios do Arch linux em seguida o terminal e por fim o Pamac-manager.

Para encontrar o pamac-manager basta clicar no Menu Aplicações (Iniciar) e digitar na barra de pesquisas: pamac-manager. Você pode clicar tanto em Execução pamac-manager como em Adicionar/Remover Programas.
Imagem

1 - Sincronizando os Repositorios

1.1 - No terminal digite sudo pacman -Sy para sincronizar os repositorios e atualiza-los.
1.2 - No pamac clique no seguinte icone Imagem e em seguida em Atualizar banco de dados.

Pronto o banco de dados dos repositorios estão atualizados e prontos para uso.

2 - Verificando a quantidade de pacotes instalados no seu sistema.

2.1 - No terminal digite o seguinte comando
Código: Selecionar todos
pacman -Q|wc -l

ele irá mostrar a quantia de pacotes instados no seu manjaro através dos repositorios oficiais.

Em seguida digite pacman -Q para apresentar uma lista de todos os pacotes instalados no seu manjaro.

2.2 - Agora no Pamac clique na aba superior cujo o nome é Estado e clique na opção Instalado Imagem

Perceba que no terminal após você ter digitado o comando pacman -Q apareceu a mesma lista identica a gerada no pamac. Veja também que no terminal na frente do nome do pacote possui numeros e eles significam a versão do pacote.
No pamac aparece de uma forma um pouco mais detalhada e separada por abas que são elas (Estado,Nome, Versão, Repositorio e Tamanho) por esse lado as informações detalhadas no pamac parecem estar mais organizadas e mais completas.

Imagem

No site dos pacotes é possivel visualizar as mesmas informações e até mais completas. Basta procurar pelo nome do pacote que você deseja e selecionar a arquitetura do sistema e o repositorio (caso você saiba)
Imagem

No pamac a informação do repositorio que determinado pacote pertence é bem visivel. Para verificar isso no terminal digite pacman -Si NOME-DO-PACOTE no meu caso vou usar como exemplo o navegador Firefox que vem instalado por padrão no manjaro com XFCE (imagino que no seu também). pacman -Si firefox
Imagem

Perceba que com esse comando do pacman apareceram informações extras sobre o pacote e você também pode visualizar elas no pamac e no site basta clicar sobre o nome do pacote.
Imagem

2.3 - Verifique os arquivos que serão instalados (ou estao instalados) no pacote com o comando
pacman -Ql NOME-DO-PACOTE
e no site clicando na opção View the file list for pacote
Imagem
Caso você queira conferir se o pacote que voce instalou colocou os arquivos nas respectivas pastas indicadas pelo comando é só você abrir o gerenciador de arquivos (no meu caso o thunar) e verificar pasta por pasta (da um grande trabalho mais funciona)

3 -pacman -Ss | grep nome-do-repositorio/ = lista todos os pacotes disponiveis no repositorio indicado e especifica se está instalado ou não.

3.1 - No terminal digite pacman -Ss | grep extra/ para acessar o repositorio extra/ e ele irá mostrar todos os pacotes disponiveis no repostorios sejam eles instalados no seu sistema ou se não estiverem. Ele especifica os pacotes instalados com [instalado]

Imagem

Caso você queira saber informações sobre um pacote especifico digite pacman -Si nome-do-pacote

Caso você saiba o nome do pacote que deseja e queira procurar em todos os repositorios basta digitar pacman -Ss pacote

3.2 - Agora vamos no site selecionamos a arquitetura e o repositorio (de sua preferencia) e clique em search. No meu caso vou utilizar o repositorio extra.
Imagem

No site pelo que podemos notar diz que atualmente existem 2203 pacotes no repositorio extra e eles são extamente os mesmos apresentados no terminal como podemos ver abaixo:

Imagem

Nesse caso a vantagem do terminal em relação ao site é que ele especifica quais os pacotes ja estão instalados.

3.3 - No pamac selecione a aba Repositorios e clique no nome do repositorio de sua preferencia.
Imagem

O que eu quero demonstrar com isso é que as três ferramentes irão apresentar os mesmos pacotes disponiveis.
Quando um pacote está instalado através do pamac ele apresenta um icone verde na categoria Estado especificando que está instalado
Imagem

Demonstrando a instalação de um programa

Para finalizar vou demonstrar a instalação de um programa através dos três metodos (pacman, pamac e site) o programa para esse exemplo que irei baixar é gedit um editor de texto simples

1 - Terminal

Primeiro vamos verificar se o pacote está disponivel nos repositorios através do comando:
pacman -Ss gedit

Após encontrar o pacote digite o comando sudo pacman -S gedit para baixar o pacote.
Imagem

2 - Pamac-manager

Agora iremos utilizar o pamac para isso basta pesquisar na caixa de busca com o nome do programa. Clique na aba Procurar e pesquise por gedit. Você verá que ira aparecer a mesma quantidade de pacotes que no terminal. Clique com o botão direito no pacote e selecione instalar.
Imagem

3 - O site de pacotes e repositorios do Arch linux

Entre no site e pesquise pelo gedit e clique no programa respectivo a sua arquitetura.
Na tela que aparecer com a descrição do programa clique em Download From Mirror
Imagem

Com certeza o pacote baixado irá para a pasta Downloads na home do seu usuario.

Basta no terminal você digitar
cd Downloads/

e depois ls para listar e apresentar os arquivos na pasta.

Imagem

Agora basta você digitar
sudo pacman -U nome-do-pacote-.pkg.tar.xz
no meu caso
sudo pacman -U gedit-3.20.2-1-x86_64.pkg.tar.xz
ele irá pedir para confirmar a instalação, basta digitar S

Ou você pode fazer através do pamac. Após baixar o arquivo do site entre no pamac e clique no icone Imagem e em seguida Instalar pacotes locais selecione o pacote que deseja instalar e clique em Abrir e em seguida commit para instalar o pacote.
Imagem

Fim!!!!

Os comandos utilizados nesse artigo foram retirados dos três excelentes artigos criado pelo fundador Holmes e que podem ser visitados abaixo:

1- Pacman, comandos básicos no Manjaro
2- Um pacotaço de comandos para seu dia-a-dia
3- Pacotes instalados - quanto tem seu Manjaro?

O que eu fiz foi apenas mostrar a utilização desses comandos na pratica e mostrar alternativas para realizar as mesmas tarefas usando metodos diferentes.

Qual é o metodo que você mais utiliza para trabalhar com seus pacotes?
Editado pela última vez por Daniel Dutra em 06 Ago 2016, 13:38, em um total de 2 vezes.
Razão: Alterar Titulo do artigo
Como devo me comportar? Interessantes regras de etiqueta para minha pessoa.

Data do primeiro contato e da instalação do manjaro em meu notebook: (01/08/2016) Manjaro Daniella 16.06.1 XFCE
Daniel Dutra
Membro

Artigos: 3
Registro: 01 Ago 2016, 21:25
Agradeceu: 28 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06.1 Daniella- 16.08 Ellada
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

[Artigo] - Utilizando e Comparando o pacman e o pamac

Mensagempor pagani » 04 Ago 2016, 20:29  •  MS 2

Valeu pelo artigo. Parabéns pelo trabalho.
Imagem
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Key ID: 37042A86
pagani
Guru

Artigos: 11
Registro: 31 Jan 2014, 14:36
Agradeceu: 9 vez(es)
Distro utilizada: manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: xfce
Repositório: testing
Habilidade: Intermediate

[Artigo] - Utilizando e Comparando o pacman e o pamac

Mensagempor Daniel Dutra » 04 Ago 2016, 22:48  •  MS 3

pagani escreveu:Valeu pelo artigo. Parabéns pelo trabalho.

Opa obrigado pagani. Eu é que agradeço, na verdade fiz mais para documentar para futura consulta caso eu esqueça alguma coisa. Por sinal é algo que acostuma acontecer com frequencia rsrs

Data do primeiro contato e da instalação do manjaro em meu notebook: (01/08/2016) Manjaro Daniella 16.06.1 XFCE
Daniel Dutra
Membro

Utilizando e comparando o pacman e o pamac

Mensagempor Holmes » 05 Ago 2016, 12:30  •  MS 4

adicionado na nossa wiki kb.html?a=145.

vlw fwi, Holmes :)
Imagem

Meu Blog Kibojoe I Manjaro I JWM I Outras Coisas...

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Holmes
Fundador

Mantenedor Kibojoe Linux
Mantenedor Kibojoe Linux

Artigos: 56
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Agradeceu: 173 vez(es)
Distro utilizada: Kibojoe Linux
Versão: 18.02
Ambiente: JWM

Utilizando e comparando o pacman e o pamac

Mensagempor Daniel Dutra » 05 Ago 2016, 18:31  •  MS 5

Holmes escreveu:adicionado na nossa wiki kb.html?a=145.

vlw fwi, Holmes :)

Olha que legal Holmes. Ficará mais facil ainda quando eu precisar consultar rs. Gostei do titulo bem melhor e especifico do que criei.

Abraços!

Daniel Dutra
Membro

Mensagempor caffilhobr » 07 Ago 2016, 16:08  •  MS 6

Valeu pelo artigo e obrigado por compartilhar.
caffilhobr
Veterano

Registro: 09 Ago 2014, 23:25
Agradeceu: 0 vez
Versão: 17.1.12
Repositório: stable

Mensagempor Daniel Dutra » 07 Ago 2016, 23:02  •  MS 7

caffilhobr escreveu:Valeu pelo artigo e obrigado por compartilhar.

Opa companheiro caffilhobr eu é que agradeço pelo comentario. É bem isso mesmo, só postei aqui em forma de artigo para compartilhar com o pessoal e para ser uma forma de consulta minha no futuro proximo.

Daniel Dutra
Membro

Mensagempor leigolinux » 11 Mai 2017, 00:03  •  MS 8

Esta mensagem de leigolinux recebeu agradecimentos de
rpcmaringa (11 Mai 2017, 10:24)
leigolinux
Aprendiz

Registro: 20 Set 2014, 17:32
Versão: 0.8.10
Ambiente: Cinnamon
Repositório: Stabel

Mensagempor mhgabreu » 13 Mai 2017, 11:44  •  MS 9

É uma pena que esse Gerenciador de aplicativo, o Pamac não funciona no Manjaro Kde, pois para mim ele é muito melhor do que o Octopi.
mhgabreu
Aprendiz

Registro: 12 Jan 2014, 15:30
Distro utilizada: Opensuse
Versão: 13.1
Ambiente: kde
Repositório: packman