Cinamon, Mate, Lxqt Ou Enlightenment?  [Resolvido]

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Cinamon, Mate, Lxqt Ou Enlightenment?

Mensagempor nathanmaia23 » 24 Set 2016, 11:32  •  MS 21

Jean Michel Kowalski escreveu:
Thierson escreveu:Consegui instalar o JWM com o thus mesmo depois que particionei o HD e instalei em cima de uma distro anterior

Mas não consegui utilizar o yaourt. Toda vez que tentei instalar o chrome deu problema

O cinnamon também está me dando problemas de travamento. Estranho porque o windows 10 consome bem mais memória RAM e isso não acontecia com frequẽncia com meu computador

Então agora estou instalando o enlightenment em uma partição e MATE ou LXQT na outra

Foram as opções que me restaram e espero que dê certo porque são meus últimos DVDs virgens aqui

Eu sinceramente evito usar o google chrome aqui. Tenho 8gb de ram, phenom x6 1055t, GTX 750 ti. E cara, assistir vídeos no chrome, dentro do Manjaro não roda legal. Só uso pra netflix mesmo. Outra coisas tudo no firefox e vai normal.
Apesar de que no meu caso creio ser algo com drivers de vídeo.


Ué, estranho. Meu notebook tem configurações mais modestas e o chrome é o melhor navegador para linux que eu encontrei. Compatibilidade total... só não gosto do consumo de ram dele.
Avatar do usuário
nathanmaia23
Membro

 
Mensagens: 184
Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Cinamon, Mate, Lxqt Ou Enlightenment?

Mensagempor Thierson » 24 Set 2016, 13:25  •  MS 22

nathanmaia23 escreveu:
Ué, estranho. Meu notebook tem configurações mais modestas e o chrome é o melhor navegador para linux que eu encontrei. Compatibilidade total... só não gosto do consumo de ram dele.


Tô vendo q vc usa o JWM, mas não teve problema ao usar o yaourt?

Toda vez que eu tentei instalar o chrome através do yaourt aparecia alguma mensagem de erro em relação ao mpkg e a instalação não era concluída

Também não consegui traduzir o menu, configurar atalhos, etc POr isso que apesar de ter visto o quanto esse ambiente é leve eu desisti dele
Avatar do usuário
Thierson
Aprendiz

 
Mensagens: 81
Registro: 21 Jul 2016, 09:31
Agradeceu: 36 vez(es)
Agradecido: 6 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 64
Ambiente: Mate
Repositório: stable
Habilidade: novice

Cinamon, Mate, Lxqt Ou Enlightenment?

Mensagempor nathanmaia23 » 25 Set 2016, 11:59  •  MS 23

Você precisa instalar o pacote básico de desenvolvimento para recompilar os pacotes do yaourt e precisa instalar o yaourt/AUR também para funcionar no JWM, se não estou enganado.

É só ir no pacman ou pacli e instalar o pacote yaourt e base-devel (tem outros pacotões semelhantes ao base-devel no pacman. O que eu usei foi esse, se não me engano e tem funcionado bem até o momento).
== Editado em 25 Set 2016, 12:03 ==

Para traduzir o menu, basta abrir o jwmconf no terminal e selecionar a opção para editar o menu. Vai abrir um arquivo texto com o menu montado em xml. Para traduzir as entradas basta alterar o nome nas tags do menu. Observe o nome da entrada na tag "Menu label":
Código: Selecionar todos
<Menu label="Accesories">
       <Program label="Calculadora SpdCrunch">speedcrunch</Program>
       <Program label="City Temperature">sakura -e "bash -c 'curl wttr.in;exec bash'"</Program>
       <Program label="ImageWriter ISO/USB">imagewriter</Program>
            <Program label="Leafpad Editor">leafpad</Program>
            <Program label="Medit Editor">medit</Program>
           <Program label="Xarchiver Compressed">xarchiver</Program>
        </Menu>


É meio estranho num primeiro momento, mas depois que você entende, fica extremamente simples deixar como você quer.

== Editado em 25 Set 2016, 12:07 ==

Menu label: nome da categoria de programas que você quer agrupar no menu;

Program label: nome do programa que será exibido no menu do sistema;

Tudo que ficar entre as tags é o comando no terminal necessário para executar um programa. É basicamente o que se bota no bashrc para criar um alias. Você vai estar criando um menu de alias no jwmconf, basicamente. "<tag> --comando-- </tag>"

== Editado em 25 Set 2016, 12:09 ==

Olha o menu de games que eu editei. Dá pra ver melhor como fica com programas que exigem mais comandos no terminal para iniciar:

Código: Selecionar todos
<Menu label="Games">
      <Program label="Rayman Origins">cd /run/media/nathan/70BE3EDABE3E9914/Program\ Files\ \(x86\)/Ubisoft/Ubisoft\ Game\ Launcher/games/Rayman\ Origins; primusrun wine Rayman\ Origins.exe</Program>
      <Program label="Deathspank">cd /home/nathan/.wine/drive_c/Program\ Files/EA/DeathSpank/; primusrun wine DeathSpank.exe</Program>
           <Program label="Axiom Verge">cd /home/nathan/.wine/drive_c/Program\ Files/AxiomVerge/; primusrun wine AxiomVerge.exe</Program>
      <Program label="Darkest Dungeon">cd /home/nathan/.wine/drive_c/GOG\ Games/Darkest\ Dungeon/_windowsnosteam/; primusrun wine Darkest.exe</Program>
      <Program label="Starbound">cd /home/nathan/.wine/drive_c/GOG\ Games/Starbound/; primusrun wine Launcher.exe</Program>
      <Program label="Enter The Gungeon">cd /home/nathan/.wine/drive_c/GOG\ Games/Enter\ the\ Gungeon/; primusrun wine EtG.exe</Program>
      <Program label="Hyper Light Drifter">cd /home/nathan/GOG\ Games/Hyper\ Light\ Drifter/; primusrun sh start.sh</Program>
      <Program label="Baldur's Gate 2 ED">cd /home/nathan/.wine/drive_c/Program\ Files/Beamdog/Baldur\'s\ Gate\ -\ Enhanced\ Edition/; wine Baldur.exe</Program>
      <Program label="Playstation 2">primusrun PCSX2</Program>
      <Program label="GNU Chess">xboard</Program>
      <Program label="Gweled">gweled</Program>
      <Program label="LBreakout">lbreakout2</Program>      
   </Menu>


== Editado em 25 Set 2016, 12:28 ==

Quando você precisa entrar com mais de um comando para iniciar um programa, como abrir um diretório e só então executar o aplicativo, invocando o wine, primusrun da nvidia ou ambos (alguns programas exigem que você tente executá-los com o terminal aberto no mesmo diretório que o .sh ou .exe para não dar erro), você deve separar os comandos com um ';'.
Editado pela última vez por nathanmaia23 em 25 Set 2016, 12:28, em um total de 6 vezes.
Razão: complemento

Esta mensagem de nathanmaia23 recebeu agradecimentos de
Thierson (26 Set 2016, 08:09)
Avatar do usuário
nathanmaia23
Membro

 
Mensagens: 184
Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Cinamon, Mate, Lxqt Ou Enlightenment?

Mensagempor Thierson » 25 Set 2016, 20:58  •  MS 24

nathanmaia23 escreveu:Você precisa instalar o pacote básico de desenvolvimento para recompilar os pacotes do yaourt e precisa instalar o yaourt/AUR também para funcionar no JWM, se não estou enganado.

É só ir no pacman ou pacli e instalar o pacote yaourt e base-devel (tem outros pacotões semelhantes ao base-devel no pacman. O que eu usei foi esse, se não me engano e tem funcionado bem até o momento).
== Editado em 25 Set 2016, 12:03 ==

Para traduzir o menu, basta abrir o jwmconf no terminal e selecionar a opção para editar o menu. Vai abrir um arquivo texto com o menu montado em xml. Para traduzir as entradas basta alterar o nome nas tags do menu. Observe o nome da entrada na tag "Menu label":
Código: Selecionar todos
<Menu label="Accesories">
       <Program label="Calculadora SpdCrunch">speedcrunch</Program>
       <Program label="City Temperature">sakura -e "bash -c 'curl wttr.in;exec bash'"</Program>
       <Program label="ImageWriter ISO/USB">imagewriter</Program>
            <Program label="Leafpad Editor">leafpad</Program>
            <Program label="Medit Editor">medit</Program>
           <Program label="Xarchiver Compressed">xarchiver</Program>
        </Menu>


É meio estranho num primeiro momento, mas depois que você entende, fica extremamente simples deixar como você quer.

== Editado em 25 Set 2016, 12:07 ==

Menu label: nome da categoria de programas que você quer agrupar no menu;

Program label: nome do programa que será exibido no menu do sistema;

Tudo que ficar entre as tags é o comando no terminal necessário para executar um programa. É basicamente o que se bota no bashrc para criar um alias. Você vai estar criando um menu de alias no jwmconf, basicamente. "<tag> --comando-- </tag>"

== Editado em 25 Set 2016, 12:09 ==

Olha o menu de games que eu editei. Dá pra ver melhor como fica com programas que exigem mais comandos no terminal para iniciar:

Código: Selecionar todos
<Menu label="Games">
      <Program label="Rayman Origins">cd /run/media/nathan/70BE3EDABE3E9914/Program\ Files\ \(x86\)/Ubisoft/Ubisoft\ Game\ Launcher/games/Rayman\ Origins; primusrun wine Rayman\ Origins.exe</Program>
      <Program label="Deathspank">cd /home/nathan/.wine/drive_c/Program\ Files/EA/DeathSpank/; primusrun wine DeathSpank.exe</Program>
           <Program label="Axiom Verge">cd /home/nathan/.wine/drive_c/Program\ Files/AxiomVerge/; primusrun wine AxiomVerge.exe</Program>
      <Program label="Darkest Dungeon">cd /home/nathan/.wine/drive_c/GOG\ Games/Darkest\ Dungeon/_windowsnosteam/; primusrun wine Darkest.exe</Program>
      <Program label="Starbound">cd /home/nathan/.wine/drive_c/GOG\ Games/Starbound/; primusrun wine Launcher.exe</Program>
      <Program label="Enter The Gungeon">cd /home/nathan/.wine/drive_c/GOG\ Games/Enter\ the\ Gungeon/; primusrun wine EtG.exe</Program>
      <Program label="Hyper Light Drifter">cd /home/nathan/GOG\ Games/Hyper\ Light\ Drifter/; primusrun sh start.sh</Program>
      <Program label="Baldur's Gate 2 ED">cd /home/nathan/.wine/drive_c/Program\ Files/Beamdog/Baldur\'s\ Gate\ -\ Enhanced\ Edition/; wine Baldur.exe</Program>
      <Program label="Playstation 2">primusrun PCSX2</Program>
      <Program label="GNU Chess">xboard</Program>
      <Program label="Gweled">gweled</Program>
      <Program label="LBreakout">lbreakout2</Program>      
   </Menu>


== Editado em 25 Set 2016, 12:28 ==

Quando você precisa entrar com mais de um comando para iniciar um programa, como abrir um diretório e só então executar o aplicativo, invocando o wine, primusrun da nvidia ou ambos (alguns programas exigem que você tente executá-los com o terminal aberto no mesmo diretório que o .sh ou .exe para não dar erro), você deve separar os comandos com um ';'.


Pra ser sincero não entendi o que deve ser editado pra alterar o idioma

Vou instalar ele em cima do LXQT pra ver se consigo usar. O yaourt eu já tinha instalado e o sistema já estava atualizado. Mesmo assim não funcionou

Tô usando o MATE na outra partição e até agora tá tudo certo. O chrome parece rodar melhor no MATE que no xfce, cinammon e no LXQT
Avatar do usuário
Thierson
Aprendiz

 
Mensagens: 81
Registro: 21 Jul 2016, 09:31
Agradeceu: 36 vez(es)
Agradecido: 6 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 64
Ambiente: Mate
Repositório: stable
Habilidade: novice

Cinamon, Mate, Lxqt Ou Enlightenment?

Mensagempor nathanmaia23 » 25 Set 2016, 21:34  •  MS 25

No JWM não existe automatização na criação dos menus do sistema. Parece que existe um pacote que pode cuidar disso para tornar os menus dinâmicos, como falam neste link. Em outras palavras: por padrão, você traduz o menu na raça. Não existe essa configuração predefinida, pelo que eu andei vendo. Ou seja, você vai ali no arquivo de configuração de menus e muda "Accesories" para "Acessórios". Não é como no KDE que você vai la na configuração de idioma do sistema e muda de "en" para "pt-br" e tudo muda.

Mesmo estando atualizado o sistema, é necessário instalar pelo menos o base-devel. Lembro de ter tido que instalar o yaourt também, mas se você tem certeza de que já está instalado, tente ao menos instalar o base-devel para ver se funciona.

Código: Selecionar todos
sudo pacman -S base-devel
Editado pela última vez por nathanmaia23 em 25 Set 2016, 21:42, em um total de 3 vezes.
Razão: correção

Esta mensagem de nathanmaia23 recebeu agradecimentos de
Thierson (26 Set 2016, 07:55)
Avatar do usuário
nathanmaia23
Membro

 
Mensagens: 184
Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Cinamon, Mate, Lxqt Ou Enlightenment?

Mensagempor Thierson » 26 Set 2016, 07:52  •  MS 26

nathanmaia23 escreveu:No JWM não existe automatização na criação dos menus do sistema. Parece que existe um pacote que pode cuidar disso para tornar os menus dinâmicos, como falam neste link. Em outras palavras: por padrão, você traduz o menu na raça. Não existe essa configuração predefinida, pelo que eu andei vendo. Ou seja, você vai ali no arquivo de configuração de menus e muda "Accesories" para "Acessórios". Não é como no KDE que você vai la na configuração de idioma do sistema e muda de "en" para "pt-br" e tudo muda.

Mesmo estando atualizado o sistema, é necessário instalar pelo menos o base-devel. Lembro de ter tido que instalar o yaourt também, mas se você tem certeza de que já está instalado, tente ao menos instalar o base-devel para ver se funciona.

Código: Selecionar todos
sudo pacman -S base-devel


Entendi. No caso vc deve traduzir palavra por palavra no menu. Eu imaginava que vc mexia em algum código e ele traduzia automaticamente
Avatar do usuário
Thierson
Aprendiz

 
Mensagens: 81
Registro: 21 Jul 2016, 09:31
Agradeceu: 36 vez(es)
Agradecido: 6 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 64
Ambiente: Mate
Repositório: stable
Habilidade: novice

Anterior

Voltar para Iniciante



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

^ Voltar ao Topo