Cinamon, Mate, Lxqt Ou Enlightenment?  [Resolvido]

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Cinamon, Mate, Lxqt Ou Enlightenment?  [Resolvido]

Mensagempor Thierson » 20 Set 2016, 09:02  •  MS 1

Meu notebook tem apenas 2GB de RAM, por isso estou pensando em abandonar o ambiente XFCE

Gostaria de saber se:

- Essas outras versões produzidas pela comunidade tem o mesmo suporte que xfce, kde ,etc?

- Qual dessas versões é mais parecida com xfce?
Editado pela última vez por Holmes em 20 Set 2016, 09:32, em um total de 1 vez.
Razão: correções pontuais
Avatar do usuário
Thierson
Aprendiz

 
Mensagens: 81
Registro: 21 Jul 2016, 09:31
Agradeceu: 36 vez(es)
Agradecido: 6 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 64
Ambiente: Mate
Repositório: stable
Habilidade: novice

Cinamon, Mate, Lxqt Ou Enlightenment?

Mensagempor nathanmaia23 » 20 Set 2016, 11:33  •  MS 2

Eu recomendo JWM. Ainda mais com esse tanto de ram que vc tem... mas já aviso que o JWM é um tanto diferente da experiencia que vc tem com os outros ambientes gráficos. Na minha opinião é o melhor. Você consegue montar o ambiente do jeito q vc quiser editando arquivos de texto do jeito que já se faz nas outras distribuições com os arquivos bashrc ou profile, só que de um jeito mais simples e intuitivo, pelo que eu andei vendo.

Imagem

E é muito leve e rápido. Depois do boot o sistema ocupa 180Mb de memória aqui com alguns applets a mais adicionados na inicialização.

Com relação ao suporte, acho que é a mesma coisa sim. A única coisa que muda pra valer são os ambientes desktop. No caso das versões da comunidade, é mais provável que você receba o feedback do criador da versão para assuntos relacionados ao DE. Para todos os outros assuntos a respeito do core do manjaro, você continua tendo toda a comunidade para dar suporte. Eu estava preocupado com isso também quando estava considerando largar o KDE para experimentar uma versão mais leve do Manjaro e decidi mergulhar de cabeça no JWM. Sem arrependimentos aqui. :D

Eu diria pra ir fundo, seja lá qual for sua escolha. Infelizmente não posso opinar por nenhuma das opções que você apresentou, porque usei mais o XFCE, KDE, Gnome e o Pantheon do elementary. Mas deixo aqui a minha recomendação do JWM hehe. 8-)
Editado pela última vez por nathanmaia23 em 20 Set 2016, 14:24, em um total de 7 vezes.
Razão: complementar mensagem.

Esta mensagem de nathanmaia23 recebeu agradecimentos de
Thierson (20 Set 2016, 16:35)
Avatar do usuário
nathanmaia23
Membro

 
Mensagens: 184
Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Cinamon, Mate, Lxqt Ou Enlightenment?

Mensagempor Filipe » 20 Set 2016, 14:40  •  MS 3

Olha cara, com esse tanto de RAM fica complicado einh, mas das distros que eu utilizei, o Cinnamon foi o que eu achei mais leve, apesar de ter ficado com o KDE. Mas dá uma experimentada, é o melhor a se fazer, foi o que eu fiz.

Esta mensagem de Filipe recebeu agradecimentos de
Thierson (20 Set 2016, 16:35)
Avatar do usuário
Filipe
Aprendiz

 
Mensagens: 27
Registro: 08 Set 2016, 03:44
Agradeceu: 8 vez(es)
Agradecido: 6 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1.8
Ambiente: Gnome
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Cinamon, Mate, Lxqt Ou Enlightenment?

Mensagempor Thierson » 20 Set 2016, 16:36  •  MS 4

nathanmaia23 escreveu:Eu recomendo JWM. Ainda mais com esse tanto de ram que vc tem... mas já aviso que o JWM é um tanto diferente da experiencia que vc tem com os outros ambientes gráficos. Na minha opinião é o melhor. Você consegue montar o ambiente do jeito q vc quiser editando arquivos de texto do jeito que já se faz nas outras distribuições com os arquivos bashrc ou profile, só que de um jeito mais simples e intuitivo, pelo que eu andei vendo.

Imagem

E é muito leve e rápido. Depois do boot o sistema ocupa 180Mb de memória aqui com alguns applets a mais adicionados na inicialização.

Com relação ao suporte, acho que é a mesma coisa sim. A única coisa que muda pra valer são os ambientes desktop. No caso das versões da comunidade, é mais provável que você receba o feedback do criador da versão para assuntos relacionados ao DE. Para todos os outros assuntos a respeito do core do manjaro, você continua tendo toda a comunidade para dar suporte. Eu estava preocupado com isso também quando estava considerando largar o KDE para experimentar uma versão mais leve do Manjaro e decidi mergulhar de cabeça no JWM. Sem arrependimentos aqui. :D

Eu diria pra ir fundo, seja lá qual for sua escolha. Infelizmente não posso opinar por nenhuma das opções que você apresentou, porque usei mais o XFCE, KDE, Gnome e o Pantheon do elementary. Mas deixo aqui a minha recomendação do JWM hehe. 8-)


Vou gravar um live do JWM pra testar agora. Muito obrigado pela dica

== Editado em 20 Set 2016, 16:40 ==

Filipe escreveu:Olha cara, com esse tanto de RAM fica complicado einh, mas das distros que eu utilizei, o Cinnamon foi o que eu achei mais leve, apesar de ter ficado com o KDE. Mas dá uma experimentada, é o melhor a se fazer, foi o que eu fiz.


To no live do cinamon agora. A aparencia eh legal, mas parece usar um pouco mais de memoria
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Thierson em 20 Set 2016, 16:40, em um total de 1 vez.
Razão: anexo
Avatar do usuário
Thierson
Aprendiz

 
Mensagens: 81
Registro: 21 Jul 2016, 09:31
Agradeceu: 36 vez(es)
Agradecido: 6 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 64
Ambiente: Mate
Repositório: stable
Habilidade: novice

Cinamon, Mate, Lxqt Ou Enlightenment?

Mensagempor Hick » 20 Set 2016, 17:08  •  MS 5

nathanmaia23 escreveu:Eu recomendo JWM. Ainda mais com esse tanto de ram que vc tem... mas já aviso que o JWM é um tanto diferente da experiencia que vc tem com os outros ambientes gráficos. Na minha opinião é o melhor. Você consegue montar o ambiente do jeito q vc quiser editando arquivos de texto do jeito que já se faz nas outras distribuições com os arquivos bashrc ou profile, só que de um jeito mais simples e intuitivo, pelo que eu andei vendo.

Imagem

E é muito leve e rápido. Depois do boot o sistema ocupa 180Mb de memória aqui com alguns applets a mais adicionados na inicialização.

Com relação ao suporte, acho que é a mesma coisa sim. A única coisa que muda pra valer são os ambientes desktop. No caso das versões da comunidade, é mais provável que você receba o feedback do criador da versão para assuntos relacionados ao DE. Para todos os outros assuntos a respeito do core do manjaro, você continua tendo toda a comunidade para dar suporte. Eu estava preocupado com isso também quando estava considerando largar o KDE para experimentar uma versão mais leve do Manjaro e decidi mergulhar de cabeça no JWM. Sem arrependimentos aqui. :D

Eu diria pra ir fundo, seja lá qual for sua escolha. Infelizmente não posso opinar por nenhuma das opções que você apresentou, porque usei mais o XFCE, KDE, Gnome e o Pantheon do elementary. Mas deixo aqui a minha recomendação do JWM hehe. 8-)



Sempre fico pra testar esse ambiente parece bem interessante aproveitado tópico quando vc vai colocar pra baixar última atualização é do mês junho.
Imagem

== Editado em 20 Set 2016, 17:16 ==

Amigo se vc quer ambiente mais leve que xfce é ir JWM,Lxqt,Enlightenment e Openbox.Certeza que mais leve dos citado é JWM e Openbox
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Co ... /?pagina=2
Editado pela última vez por Hick em 20 Set 2016, 17:18, em um total de 2 vezes.
Razão: adição
Avatar do usuário
Hick
Aprendiz

 
Mensagens: 69
Registro: 16 Mai 2016, 18:14
Agradeceu: 8 vez(es)
Agradecido: 3 vez(es)
Distro utilizada: manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: xfce
Repositório: stable
Habilidade: novice

Cinamon, Mate, Lxqt Ou Enlightenment?

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 20 Set 2016, 17:22  •  MS 6

O Cinnamon é muito bonito, mas é mais pesado que o XFCE.
O KDE é extremamente completo, tem muita coisa, muito bonito, muitos efeitos... Mas é na mesma linha de consumo do Cinnamon.
Ambos não consomem muito, sistema sobe com 600mb... Porém, tendo 2gb de ram é meio complicado.
Mate é um pouco mais leve, mas nos meus testes aqui, ele ainda é mais pesado que o XFCE.
Na minha máquina o XFCE ocupa 390Mb após a inicialização.
Das alternativas, creio que a que melhor se encaixa na sua configuração, sem sair muito do "modelo padrão" de janela, painel, menu, seja o JWM.
Outra saída seria, talvez, caso você não queira abandonar o XFCE, utilizar outro gerenciador de janelas, como o OpenBox (Tem uns tutoriais perdidos na internet ensinando a utilizar o openbox com o xfce).
De qualquer forma, todas as alternativas citadas são ótimas, só precisas ver qual vai se encaixar melhor na sua necessidade.
Abraço
Editado pela última vez por Jean Michel Kowalski em 20 Set 2016, 17:24, em um total de 1 vez.
Razão: Correções pontuais
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Avatar do usuário
Jean Michel Kowalski
Moderador

 
Mensagens: 717
Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Agradecido: 117 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Cinamon, Mate, Lxqt Ou Enlightenment?

Mensagempor nathanmaia23 » 20 Set 2016, 17:56  •  MS 7

Hick escreveu:
nathanmaia23 escreveu:Eu recomendo JWM. Ainda mais com esse tanto de ram que vc tem... mas já aviso que o JWM é um tanto diferente da experiencia que vc tem com os outros ambientes gráficos. Na minha opinião é o melhor. Você consegue montar o ambiente do jeito q vc quiser editando arquivos de texto do jeito que já se faz nas outras distribuições com os arquivos bashrc ou profile, só que de um jeito mais simples e intuitivo, pelo que eu andei vendo.

Imagem

E é muito leve e rápido. Depois do boot o sistema ocupa 180Mb de memória aqui com alguns applets a mais adicionados na inicialização.

Com relação ao suporte, acho que é a mesma coisa sim. A única coisa que muda pra valer são os ambientes desktop. No caso das versões da comunidade, é mais provável que você receba o feedback do criador da versão para assuntos relacionados ao DE. Para todos os outros assuntos a respeito do core do manjaro, você continua tendo toda a comunidade para dar suporte. Eu estava preocupado com isso também quando estava considerando largar o KDE para experimentar uma versão mais leve do Manjaro e decidi mergulhar de cabeça no JWM. Sem arrependimentos aqui. :D

Eu diria pra ir fundo, seja lá qual for sua escolha. Infelizmente não posso opinar por nenhuma das opções que você apresentou, porque usei mais o XFCE, KDE, Gnome e o Pantheon do elementary. Mas deixo aqui a minha recomendação do JWM hehe. 8-)



Sempre fico pra testar esse ambiente parece bem interessante aproveitado tópico quando vc vai colocar pra baixar última atualização é do mês junho.
Imagem

== Editado em 20 Set 2016, 17:16 ==

Amigo se vc quer ambiente mais leve que xfce é ir JWM,Lxqt,Enlightenment e Openbox.Certeza que mais leve dos citado é JWM e Openbox
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Co ... /?pagina=2



Esse gráfico mostra bem o consumo de ram por cada DE:

Imagem

FONTE

Com relação a atualizações, daí você tem que ver com o Holmes.
Editado pela última vez por nathanmaia23 em 20 Set 2016, 18:01, em um total de 1 vez.
Razão: complemento da resposta
Avatar do usuário
nathanmaia23
Membro

 
Mensagens: 184
Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Cinamon, Mate, Lxqt Ou Enlightenment?

Mensagempor Thierson » 20 Set 2016, 18:59  •  MS 8

Obrigado pelas dicas de todos, mas não consegui instalar o JWM

Não sei se é problema do instalador thus

Como gostei do cinnamon eu instalei ele. Se ficar muito pesado ou se os meus web browsers continuarem com o problema de se fecharem sozinhos, eu volto pra o XFCE
Avatar do usuário
Thierson
Aprendiz

 
Mensagens: 81
Registro: 21 Jul 2016, 09:31
Agradeceu: 36 vez(es)
Agradecido: 6 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 64
Ambiente: Mate
Repositório: stable
Habilidade: novice

Cinamon, Mate, Lxqt Ou Enlightenment?

Mensagempor Holmes » 20 Set 2016, 21:23  •  MS 9

também sugiro o Manjaro JWM. este é o meu

Imagem

vlw fwi, Holmes :)
Imagem

Meu Blog Kibojoe I Manjaro I JWM I Outras Coisas...

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Avatar do usuário
Holmes
Fundador

Mantenedor Kibojoe Linux
Mantenedor Kibojoe Linux
 
Mensagens: 5472
Artigos: 56
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Localização: Brasil
Agradeceu: 173 vez(es)
Agradecido: 812 vez(es)
Distro utilizada: Kibojoe Linux
Versão: 18.02
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Cinamon, Mate, Lxqt Ou Enlightenment?

Mensagempor nathanmaia23 » 21 Set 2016, 13:44  •  MS 10

Muito bonito seu desktop, Holmes. Você mesmo editou o tema do conky ou pegou em algum lugar da internet?
Avatar do usuário
nathanmaia23
Membro

 
Mensagens: 184
Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Próximo

Voltar para Iniciante



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

^ Voltar ao Topo