Usuário não root pode sudo mas não está em sudoers, por quê?

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Usuário não root pode sudo mas não está em sudoers, por quê?

Mensagempor fabionr90 » 24 Out 2016, 18:58  •  MS 1

Quando instalei o ArchLinux, aprendi (na video-aula, rs) que para você poder rodar algum comando como root (usando sudo) então seu usuário deveria constar na configuração /etc/sudoers. No entanto, meu usuário principal não consta neste arquivo e mesmo assim eu posso rodar comandos como root no Konsole. A pergunta é, tem algum outro componente que faz esta permissão ou trata-se de algum bug?
Obrigado de antemão.
Editado pela última vez por Holmes em 24 Out 2016, 19:02, em um total de 1 vez.
Razão: correções pontuais
Avatar do usuário
fabionr90
Novato

 
Mensagens: 5
Registro: 08 Out 2016, 18:10
Agradeceu: 5 vez(es)
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.08
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Usuário não root pode sudo mas não está em sudoers, por quê?

Mensagempor chmercesmoreira » 24 Out 2016, 19:46  •  MS 2

Acabei de ler sua dúvida e também fiquei com a mesma dúvida, olhando no conteúdo do meu arquivo /etc/sudoers verifiquei essas linhas:
Código: Selecionar todos
##
## User privilege specification
##
root ALL=(ALL) ALL

## Uncomment to allow members of group wheel to execute any command
# %wheel ALL=(ALL) ALL


Podemos verificar que o usuário root tem acesso a tudo, mas o grupo wheel está com a linha referente a suas permissões comentadas.*

Lendo aqui: https://wiki.archlinux.org/index.html/users_and_groups
Consegui essas informações:
wheel: Administration group, commonly used to give access to the sudo and su utilities (neither uses it by default, configurable in /etc/pam.d/su and /etc/pam.d/su-l). It can also be used to gain full read access to journal files.

root: Complete system administration and control (root, admin).


Verificando os grupos a que meu usuário pertence:
Código: Selecionar todos
$ groups chmercesmoreira
disk lp wheel games network video audio optical storage scanner power chmercesmoreira


Veja que meu usuário pertence ao grupo wheel, logo ele deve possuir acesso as ferramentas sudo e su, segundo as informações da Arch Wiki.

Fiz um teste com o usuário da minha mãe que mantenho na mesma máquina e que não possui acesso root e vi que ele não pertence ao grupo wheel, não sendo possível executar o comando sudo.

*Aqui está a minha dúvida, o grupo wheel não está definido no arquivo /etc/sudoers com permissões de acesso do nível root, então acredito que provavelmente esse grupo tenha suas configurações de permissão definidas em outro arquivo ou essas permissões já são definidas por padrão pelo sistema. Aqui não sei explicar.

@edit
Pesquisando mais sobre esse grupo Wheel descobri que o diretório /etc/pam.d/ é o provável local onde se configuram as permissões do sistema, o arquivo sudoers é voltado apenas para configuração do programa sudo. Não cheguei a ler mas aqui tem uma boa explicação sobre o tema:
https://access.redhat.com/documentation ... Files.html
Editado pela última vez por chmercesmoreira em 24 Out 2016, 19:54, em um total de 1 vez.
Razão: Correção
Imagem Imagem

Esta mensagem de chmercesmoreira recebeu agradecimentos de
fabionr90 (25 Out 2016, 18:25)
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate


Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

Aplicativo Brave browser, solicitando privilégios root

por Alexkabowski » 23 Jul 2020, 14:44

Respostas: 3

Exibições: 316

24 Jul 2020, 11:19

por tioguda Ver última mensagem

Microfone do Headset não está sendo reconhecido

por TBussola » 23 Mai 2020, 18:48

Respostas: 0

Exibições: 177

23 Mai 2020, 18:48

por TBussola Ver última mensagem

Voltar para Iniciante



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

^ Voltar ao Topo