Problema após atualização do Kde para versão 17.1.6

Assuntos relacionados com o processo de instalação e atualização em desktops ou portáteis (notebook, netbook, etc.).
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Mensagempor mhgabreu » 17 Mar 2018, 07:48  •  MS 1

***ATENÇÃO***

Moçada, não sei se foi só comigo mas esta usando a versão do Kde 17.1.4 e tudo funcionava beleza, mas veio a atualização onde passou para a versão 17.1.6 e começaram alguns problemas. Eu uso o efeito cubo e janelas instáveis e eles sumiram depois dessa atualização. O interessante é que depois que dei o primeiro boot após a atualização, deu um problema no Kwin e a tela ficou toda preta e quando voltou estava sem esses efeitos. Não sei de tem mais algum problema, mas foram os que eu notei de imediato.
Alguém ta passando pelos mesmos problemas. Lembrem, só aconteceu depois que atualizei para a última versão (17.1.6).
mhgabreu
Aprendiz

Registro: 12 Jan 2014, 15:30
Agradeceu: 0 vez
Distro utilizada: Opensuse
Versão: 13.1
Ambiente: kde
Repositório: packman

Mensagempor Mountaineer_br » 17 Mar 2018, 15:33  •  MS 2

Se você tiver os pacotes do KDE antigos ainda no cache do pacman, você só precisa fazer um downgrade dos pacotes do KDE

Veja quais versões dos pactes anteriores você ainda tem no cache do pacman com o comenaod ''ls'' que significa''listar'', e o argumento -a siginifcando tudos(all) :
0.
Código: Selecionar todos
$ sudo ls -a /var/cache/pacman/pkg/

Para evitar desconfortos, sempre deixo o pacman gravar umas 5 versões dos pacote atualizados...

1.
$ sudo pacman -Suu [pacote1] [pacote2] [pacote3...]

A opção de Sincronização -uu habilita downgrades no pacman, utilizando pacotes com versões anteriores, você deverá especificá-los manualmente.

Você deve ter certeza que todas, ou a maioria ou as mais importantes (eu não saberia dizer quais), devem sofrer downgrade também. Quando sair uma nova atualização, você poderá fazer o upgrade normal e ver se o problema foi resolvido.

Outra coisa, talvez você pudesse tentar dar uma deletada nas configurações de preferências do seu KDE... Vai ter que reconfigurar essa parte visual e temas etc de novo, mas sei que esses arquivos de preferências de temas etc, sempre dão uns problemas (comigo acontece..., porém não uso o KDE).

Tente achar as preferências do KDE na sua pasta pessoal de usuário. Se você achar uma pasta escrito qualquer coisa do tipo ''KDE'', poderá fazer um backup desta pasta e tentar deletar ela. Ou mover essa pasta do KDE para a Área de Trabalho, fazer um reboot. O KDE deve refazer essa pasta com configurações padrões.

2.
$ ls -a ~/.config/

Uma outra saída por sua conta e risco, se você tem certeza que o problema é dos pacotes do KDE e não nas configurações dele, é mudar para o ramo de testes do Manjaro e ver se as novas atualizações disponíveis já resolveram este problema.

3a.
# pacman-mirrors --api --branch testing --fasttrack 4

A opção --api vai instruir a utilização de argumentos pela interface de programação do aplicativo. O argumento --branch disponibiliza a opção de ramo(branch) a se utilizar, no caso vai ser testing. O método utilizado para a escolha de espelhos(mirrors) é por velocidade; --fasttrack vai sortear 4 espelhos aleatórios da lista de referência que ele tem e vai ranqueá-los por velocidade.

4.
#pacman-mirrors -f 4

Só para garantir que você está com a lista de espelhos sincronizada. Você pode também aumentar o número de espelhos, mudando o número depois de --fasttrack.

Isso vai gerar uma nova lista de espelhos para o pacman.

Agora seria necessário atualizar o seu sistema:
5a.
# pacman -Syyu

O argumento -S de sincronização, ea opção de sincronização -yy força o download de uma base de dados de pacotes dos servidores especificados na lista de espelhos que criamos em 3 e 4. Por último, a opção -u (de upgrade) indica para efetuar a sincronização com os repositórios de teste com os pacotes mais recentes.

Depois desligue o computador. faça um reboot de energia, e não um reboot de sistema. Isso simplesmente significa realmente desligar a máquina e deixar ela sem energia por uns segundos, e apertar o botão de ligar novamente. Depois de updates, não recomendo um ''reboot de sistema'', quando se clica em ''reiniciar''...

Bom, se não funcionar e você quiser reverter:

3b.
# pacman-mirrors --api --branch stable --fasttrack 4

Este comando te coloca no ramo estável novamente.

Repetir 4 para ter certeza que a lista de espelhos está atualizada.

5.b
# pacman -Syyuu

Neste caso, o argumento --uu habilita o pacman a fazer downgrades dos pacotes para versões menores, com base nos pacotes do ramo estável.

Mas eu ainda acho que pode ser o arquivo de configurações de KDE...
Editado pela última vez por Mountaineer_br em 17 Mar 2018, 16:16, em um total de 3 vezes.
Razão: explicando os códigos

Mountaineer_br

Mensagempor mhgabreu » 19 Mar 2018, 15:12  •  MS 3

Mountaineer_br escreveu:Se você tiver os pacotes do KDE antigos ainda no cache do pacman, você só precisa fazer um downgrade dos pacotes do KDE

Veja quais versões dos pactes anteriores você ainda tem no cache do pacman com o comenaod ''ls'' que significa''listar'', e o argumento -a siginifcando tudos(all) :
0.
$ sudo ls -a /var/cache/pacman/pkg/

Para evitar desconfortos, sempre deixo o pacman gravar umas 5 versões dos pacote atualizados...

1.
$ sudo pacman -Suu [pacote1] [pacote2] [pacote3...]

A opção de Sincronização -uu habilita downgrades no pacman, utilizando pacotes com versões anteriores, você deverá especificá-los manualmente.

Você deve ter certeza que todas, ou a maioria ou as mais importantes (eu não saberia dizer quais), devem sofrer downgrade também. Quando sair uma nova atualização, você poderá fazer o upgrade normal e ver se o problema foi resolvido.

Outra coisa, talvez você pudesse tentar dar uma deletada nas configurações de preferências do seu KDE... Vai ter que reconfigurar essa parte visual e temas etc de novo, mas sei que esses arquivos de preferências de temas etc, sempre dão uns problemas (comigo acontece..., porém não uso o KDE).

Tente achar as preferências do KDE na sua pasta pessoal de usuário. Se você achar uma pasta escrito qualquer coisa do tipo ''KDE'', poderá fazer um backup desta pasta e tentar deletar ela. Ou mover essa pasta do KDE para a Área de Trabalho, fazer um reboot. O KDE deve refazer essa pasta com configurações padrões.

2.
$ ls -a ~/.config/

Uma outra saída por sua conta e risco, se você tem certeza que o problema é dos pacotes do KDE e não nas configurações dele, é mudar para o ramo de testes do Manjaro e ver se as novas atualizações disponíveis já resolveram este problema.

3a.
# pacman-mirrors --api --branch testing --fasttrack 4

A opção --api vai instruir a utilização de argumentos pela interface de programação do aplicativo. O argumento --branch disponibiliza a opção de ramo(branch) a se utilizar, no caso vai ser testing. O método utilizado para a escolha de espelhos(mirrors) é por velocidade; --fasttrack vai sortear 4 espelhos aleatórios da lista de referência que ele tem e vai ranqueá-los por velocidade.

4.
#pacman-mirrors -f 4

Só para garantir que você está com a lista de espelhos sincronizada. Você pode também aumentar o número de espelhos, mudando o número depois de --fasttrack.

Isso vai gerar uma nova lista de espelhos para o pacman.

Agora seria necessário atualizar o seu sistema:
5a.
# pacman -Syyu

O argumento -S de sincronização, ea opção de sincronização -yy força o download de uma base de dados de pacotes dos servidores especificados na lista de espelhos que criamos em 3 e 4. Por último, a opção -u (de upgrade) indica para efetuar a sincronização com os repositórios de teste com os pacotes mais recentes.

Depois desligue o computador. faça um reboot de energia, e não um reboot de sistema. Isso simplesmente significa realmente desligar a máquina e deixar ela sem energia por uns segundos, e apertar o botão de ligar novamente. Depois de updates, não recomendo um ''reboot de sistema'', quando se clica em ''reiniciar''...

Bom, se não funcionar e você quiser reverter:

3b.
# pacman-mirrors --api --branch stable --fasttrack 4

Este comando te coloca no ramo estável novamente.

Repetir 4 para ter certeza que a lista de espelhos está atualizada.

5.b
# pacman -Syyuu

Neste caso, o argumento --uu habilita o pacman a fazer downgrades dos pacotes para versões menores, com base nos pacotes do ramo estável.

Mas eu ainda acho que pode ser o arquivo de configurações de KDE...

Meu amigo,
o problema está mesmo nesta versão do kde que fizeram, pois também baixei ela gravei no pendrive e instalei e deu esses problemas que mencionei. Foi quando formatei e instalei a versão 17.1.4, que está tudo beleza, só que pede pra fazer a atualização e é quando vem os problemas.
Teria um jeito de eu não deixar o pamac (pois uso este pois é bem melhor que octopi) não atualizar o kde??
Pois se tiver eu instalo a versão 17.1.4 e não deixo o pamac atualizar pra não estragar o sistema.
Um abraço.
mhgabreu
Aprendiz

Registro: 12 Jan 2014, 15:30
Agradeceu: 0 vez
Distro utilizada: Opensuse
Versão: 13.1
Ambiente: kde
Repositório: packman

Mensagempor Luiz1965 » 19 Mar 2018, 16:55  •  MS 4

Mountaineer_br escreveu:

Ola @Mountaineer_br!
Será que poderia falar um pouco mais sobre as diferenças entre o reboot de energia, e o reboot de sistema?
Luiz1965
Aprendiz

Registro: 20 Jul 2017, 18:15
Agradeceu: 10 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Hakoila
Ambiente: Xfce
Repositório: stable
Habilidade: novice