Problemas com a placa de video  [Resolvido]

Assuntos relacionados com suporte a hardware e periféricos.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Problemas com a placa de video

Mensagempor Iago Monteiro » 09 Jul 2018, 15:16  •  MS 1

Olá, estou usando o Manjaro GNOME, está ótimo porém acredito fortemente que o driver da placa de video não está devidamente instalado. Isto se deve a algumas observações:

1- Percebi que o aplicativo Nvidia X Server não abre;
2- Ao abrir um jogo pesado, como o cs go por exemplo, a ventuinha da placa de video não começa a girar (no windows isso é instantâneo);
3- Os jogos estão travando mais que o normal (pode ser coisa da minha cabeça);
4- No menu "sobre" do Gnome, diz que os graficos são "Intel® HD Graphics 620 (Kaby Lake GT2)", essa não é a placa integrada? Não deveria mostrar a placa dedicada?

Minha placa dedicada é Nvidia 940MX, o que fazer? Como verificar se de fato ela está rodando tudo ok? Agradeço desde já
Editado pela última vez por Iago Monteiro em 09 Jul 2018, 15:17, em um total de 1 vez.
Razão: erros
Iago Monteiro
Aprendiz

Registro: 04 Jun 2018, 23:11
Agradeceu: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17
Ambiente: GNOME
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Problemas com a placa de video  [Resolvido]

Mensagempor Mountaineer_br » 09 Jul 2018, 17:39  •  MS 2

O Linus Torvalds já mandou a NVIDIA tomar no ** há alguns anos... Diz que depois dessa, o pessoal da NVIDIA começou a trabalhar melhor com o pessoal do Linux... Enfim, continua sendo difícil acessar o cartão gráfico!

Por sorte, também tenho um NVIDIA para fazer mineração de moeda virtual, e sei o que se passa com você.

Tem o tópico abaixo muito, super, exclarecedor a respeito dos drivers do NVIDIA e Intel e etc que podem ser instalados pelo Manjaro Settings Manager (não sei a tradução oficial para o português...)..

https://forum.manjaro.org/t/newbie-ques ... ial/2974/2

===============================

De maneira muito resumida, você deve instalar (se já não estiver instalado) o driver *video-hybrid-intel-nvidia-bumblebee*, para quem usa laptop com o gráfico integrado da Intel mais o da Nvidia, tem que ser esse driver.. Se você só usasse o cartão da NVIDIA, a bateria do seu laptop acabaria muito rápido toda vez, então você deve alternar... Quem usa desktop e não precisa economizar energia, pode-se instalar o driver video-nvidia (mas não tente se você usa gráfico integrado da Intel!!!)

Para começar de maneira mais fácil, tente simplesmente abrir a caixa de controle da Nvidia com esse comando do *optirun* (que faz parte dos pacotes de drivers da NVIDIA). Alguns aplicativos já começam a usar o NVIDIA automaticamente enquanto a caixa de controle do NVIDIA estiver aberta...

Código: Selecionar todos
$ optirun -b none nvidia-settings -c :8

Você pode tentar executar o jogo com o comando do optirun na frente, ou com um outro comando chamao de *primusrun*... Dê uma brincada com os comandos e veja se resolve...

$ primusrun [comando]

Por exemplo:

$ primusrun steam

Mais uma referência:

https://wiki.manjaro.org/index.html?titl ... _(non-free)_settings_and_load_them_on_Startup

-t5446.html

PS: Para ver quais os drivers que estão instalados, vá em Todas as Preferências > Manjaro Settings Manager > Configuração de Hardware... faz um print e manda pra nós ou execute esse comando para mandar o resultado por favor:

$ mhwd -li

e

$ mhwd -l
Editado pela última vez por Mountaineer_br em 09 Jul 2018, 17:43, em um total de 1 vez.
Razão: PS
Mountaineer_br

Mensagempor Iago Monteiro » 09 Jul 2018, 23:00  •  MS 3

Opa, agradeço a resposta rápida. Realizei os procedimentos que você pediu e ai está o resultado:

Imagem
Imagem

Agpra fica a dúvida, o sistema consegue sozinho ativar a nvidia quando a demanda exige? Eu preciso alterar alguma coisa? Estou com medo de mudar alguma coisa e comprometer o desempenho ou até mesmo diminuir a vida útil das peças.

e com relação ao comando
$ primusrun steam
obtive este erro:

Imagem
Editado pela última vez por Iago Monteiro em 09 Jul 2018, 23:04, em um total de 1 vez.
Razão: correção
Iago Monteiro
Aprendiz

Mensagempor Mountaineer_br » 09 Jul 2018, 23:34  •  MS 4

Você parece estar usando o driver correto para o seu sistema...

O "Steam" foi só um exemplo, no caso do seu print, o problema é com o Steam e não com o primusrun.

https://www.vivaolinux.com.br/topico/St ... -steamuiso

https://support.steampowered.com/kb_art ... portuguese

Qual jogo você tentava rodar?

O computador não vai permutar o uso de cartões gráficos automaticamentre, você deverá usar ou o optirun ou o primusrun antes de rodar um dos jogos, ou abrir a caixa de configuração da Nvidia com o comando acima e tentar abrir os jogos/aplicativos.

Por exemplo, para testar se o cartão for ser utilizado (glxgears é um programa de testes de gráficos):

$ optirun glxgears -info
Mountaineer_br

Mensagempor Iago Monteiro » 10 Jul 2018, 00:16  •  MS 5

Mountaineer_br escreveu:Você parece estar usando o driver correto para o seu sistema...

O "Steam" foi só um exemplo, no caso do seu print, o problema é com o Steam e não com o primusrun.

https://www.vivaolinux.com.br/topico/St ... -steamuiso

https://support.steampowered.com/kb_art ... portuguese

Qual jogo você tentava rodar?

O computador não vai permutar o uso de cartões gráficos automaticamentre, você deverá usar ou o optirun ou o primusrun antes de rodar um dos jogos, ou abrir a caixa de configuração da Nvidia com o comando acima e tentar abrir os jogos/aplicativos.

Por exemplo, para testar se o cartão for ser utilizado (glxgears é um programa de testes de gráficos):

$ optirun glxgears -info

Beleza, eu queria rodar o csgo por exemplo. Se eu colocar primusrun %command% no set lauch ele vai abrir com o nvidia?
Iago Monteiro
Aprendiz

Mensagempor Mountaineer_br » 10 Jul 2018, 00:21  •  MS 6

Faça o teste! Ou espere alguém que tenha rodado este mesmo jogo e poderá te ajudar mais.. Abraço.
Mountaineer_br