Cristopher escreveu:Eu já usei esse teclado e funcionava com as configurações português brasileiro.
Mountaineer_br escreveu:Não uso o KDE, mas imaginoq ue se você mudar o MODELO/MARCA do teclado, possa ajudar:
1) Nas próprias fotos que você mandou, o teclado está setado para modelos da Logitech....
2) Na primeira coluna, escolha Português (e não English, já que seu teclado é padrão brasileiro)...
3) Na segunda coluna, escolha Brazil (nativo), se não me engano é isso...
Mountaineer_br escreveu:Tá certo, eu não tinha entendido o seu caso completamente antes...
Atalho de cedilha para o teclado US international com dead keys segue um padrão diferente. Quando você aperta AltGr, veja os símbolos (em azul) que ele gera:
http://dry.sailingissues.com/us-interna ... ayout.html
AltGr+,=ç
AltGr+Shift+,=Ç
https://superuser.com/questions/1075992 ... ut-in-linu
Ou, se isso não resolver, talvez você vai ter que editar algum arquivo de módulos do gtk em /usr/lib/gtk-2.0/2.10.0
https://askubuntu.com/questions/59663/h ... ard-layout
Mountaineer_br escreveu:Configurações do sistema > Atalhos > Atalhos globais;
Clique em "+" e procure por kcal ou outra calculadora que vocâ gosta (recomendo a speedcrunch), ache o aplicativo na lista e clique em OK;
Ela deve aparecer sob o menu Lançadores de aplicativos. Selecione ela, e depois em inicial KCal na coluna do lado direito;
Em Personalizado, clique em Nenhum e depois pressione o botão de atalho do teclado para a calculadora, com um pouco de sorte ele vai identificar o atalho do teclado corretamente e linkar a ele a calculadora.
Eu gosto de utilizar vários atalhos de teclado; como tenho um mouse da Microsoft que tem um botão auxiliar lateral, que é o mesmo botão do Super (aquele botão do Windows no teclado, ou o da Apple no Mac), então eu mudei para que todos os atalhos começem com Super ao invés do padrão Alt, assim, consigo acessar esse botão pelo teclado e pelo mouse;
No meu, os atalhos de teclado são:
Super+Enter xfce4-terminal
Super+C speedcrunch
Super+U mousepad
Super+R thunar
Super+F firefox
Super+S "xfce4-screenshooter -r -s /home/$USER/Desktop"
Super+X xkill
Otra parte dos atalhos de teclado concerne o Gerenciador de Janelas do KDE (ou de qualquer outro DE); são aqueles que movem janelas, maximizam, minimizam, expandem verticalmente, horizontamente, etc etc
Configurações do sistema > Gerenciamento de Janelas > Açoes da janela
Aqui, você pode mudar qual a sua tecla modificadora (padrão é o Alt);
Os atalhos padrões são super indicados, uma vez que você reconheça quais são, sua vida na interface gráfica fica muito mais fácil:
Redimensionar janelas:
ALT+Botão_esquerdo_mouse
Mover janelas:
ALT+Botão_direito_mouse
E por fim, você pode adicionar atalhos (Alias) de comandos no final do arquivo .bashrc dentro da sua pasta de usuário, de forma que você abrevia certos comandos do terminal; por exemplo, se eu digitarpac [nome_pacote] no terminal, na realidade o comando que vai ser rodado é por exemplo, "sudo pacman -S [nome_pacte]" , pois no meu arquivo de .bashrc tem um atalho pessoal;
alias pac='sudo pacman -S'
E o meu comando para o ls , eu abreviei para l e adicinei várias opções (flags ) do ls que eu gosto, o que gerou um comando enorme sendo reduzido para uma única letra;
Repare que não pode haver o sinal de tralha (#) na frente do alias para ele ser reconehcido; no meu está assim:
# Personal aliases
alias l='ls -ahF --color=never --group-directories-first'
alias gconf='sudo nano /etc/default/grub'
alias pconf='sudo nano /etc/pacman.conf'
alias up-grub='sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg'
alias pac='sudo pacman -S'
alias pacs='sudo pacman -Ss'
alias paci='pacman -Qi'
alias pacu='sudo pacman -Syu'
alias au='aurman -S'
alias aus='aurman -Ss'
alias auu='aurman -Syu'