Teclado Wireless

Assuntos relacionados com suporte a hardware e periféricos.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Teclado Wireless

Mensagempor Guilherme Caponi » 31 Ago 2018, 23:33  •  MS 1

Boa Noite galera.

Procurei nos topicos porem nao consegui resolver.

Tenho um kit Wireless Microsoft 800 Teclado + Mouse.

o teclado so nao funciona os acentos, funciona a tecla do windows para abrir o menu, mas os botoes multimida tambem nao funciona.

o layout correto e desta imagem abaixo. Mas podem ver que os acentos nao funcionam.
Imagem
ja com este outro layout, os acentos funcionam, MENOS o cedilha

Imagem
Editado pela última vez por Guilherme Caponi em 31 Ago 2018, 23:34, em um total de 1 vez.
Razão: erro em uma informacao
Guilherme Caponi
Aprendiz

Registro: 31 Ago 2018, 19:14
Agradeceu: 7 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1.12
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Teclado Wireless

Mensagempor Cristopher » 01 Set 2018, 09:57  •  MS 2

Eu já usei esse teclado e funcionava com as configurações português brasileiro.
Conhece-te a ti mesmo e conhecerás a verdade.
Cristopher
Aprendiz

Registro: 26 Mai 2018, 11:42
Agradeceu: 27 vez(es)
Versão: 17.1.10
Habilidade: noob

Teclado Wireless

Mensagempor Mountaineer_br » 01 Set 2018, 13:12  •  MS 3

Não uso o KDE, mas imaginoq ue se você mudar o MODELO/MARCA do teclado, possa ajudar:

1) Nas próprias fotos que você mandou, o teclado está setado para modelos da Logitech....

2) Na primeira coluna, escolha Português (e não English, já que seu teclado é padrão brasileiro)...

3) Na segunda coluna, escolha Brazil (nativo), se não me engano é isso...
Editado pela última vez por Mountaineer_br em 01 Set 2018, 13:16, em um total de 1 vez.
Razão: add text
Mountaineer_br

Teclado Wireless

Mensagempor Guilherme Caponi » 03 Set 2018, 16:31  •  MS 4

Cristopher escreveu:Eu já usei esse teclado e funcionava com as configurações português brasileiro.

Mas nao tem configuracao brasileira sem o cedilha..... o layout do meu teclado nao tem o cedilha conforme a primeira imagem

== Editado em 03 Set 2018, 17:34 ==

Mountaineer_br escreveu:Não uso o KDE, mas imaginoq ue se você mudar o MODELO/MARCA do teclado, possa ajudar:

1) Nas próprias fotos que você mandou, o teclado está setado para modelos da Logitech....

2) Na primeira coluna, escolha Português (e não English, já que seu teclado é padrão brasileiro)...

3) Na segunda coluna, escolha Brazil (nativo), se não me engano é isso...

Brother, esta setado logitec so por questoes que nao tem o modelo do meu teclado, e se tu reparar na primeira imagem que postei o teclado e padrao US sem o cedilha....
Editado pela última vez por Guilherme Caponi em 03 Set 2018, 16:35, em um total de 1 vez.
Razão: ....
Guilherme Caponi
Aprendiz

Teclado Wireless

Mensagempor Mountaineer_br » 03 Set 2018, 19:32  •  MS 5

Tá certo, eu não tinha entendido o seu caso completamente antes...

Atalho de cedilha para o teclado US international com dead keys segue um padrão diferente. Quando você aperta AltGr, veja os símbolos (em azul) que ele gera:

Imagem

http://dry.sailingissues.com/us-interna ... ayout.html

AltGr+,=ç

AltGr+Shift+,=Ç

https://superuser.com/questions/1075992 ... ut-in-linu

Ou, se isso não resolver, talvez você vai ter que editar algum arquivo de módulos do gtk em /usr/lib/gtk-2.0/2.10.0
https://askubuntu.com/questions/59663/h ... ard-layout
Mountaineer_br

Teclado Wireless

Mensagempor Guilherme Caponi » 04 Set 2018, 16:54  •  MS 6

Mountaineer_br escreveu:Tá certo, eu não tinha entendido o seu caso completamente antes...

Atalho de cedilha para o teclado US international com dead keys segue um padrão diferente. Quando você aperta AltGr, veja os símbolos (em azul) que ele gera:

Imagem

http://dry.sailingissues.com/us-interna ... ayout.html

AltGr+,=ç

AltGr+Shift+,=Ç

https://superuser.com/questions/1075992 ... ut-in-linu

Ou, se isso não resolver, talvez você vai ter que editar algum arquivo de módulos do gtk em /usr/lib/gtk-2.0/2.10.0
https://askubuntu.com/questions/59663/h ... ard-layout

Blz, consegui resolver deixando em US Intls, With Dead Keys... mas aprender um novo comando para o cedilha ç após anos de uso do acento agudo + C, vamos lá....

vou ver se consigo editar o arquivo lá para voltar ao comando original... Consegui alterar o arquivo, agora o ç funciona com o comando normal... VALEUUUU

Saberia me dizer como configuro o atalho para calculadora, meu teclado tem o botão dela.
Editado pela última vez por Guilherme Caponi em 04 Set 2018, 17:06, em um total de 1 vez.
Razão: nova infirmação
Guilherme Caponi
Aprendiz

Teclado Wireless

Mensagempor Mountaineer_br » 04 Set 2018, 18:51  •  MS 7

Configurações do sistema > Atalhos > Atalhos globais;

Clique em "+" e procure por kcal ou outra calculadora que vocâ gosta (recomendo a speedcrunch), ache o aplicativo na lista e clique em OK;

Ela deve aparecer sob o menu Lançadores de aplicativos. Selecione ela, e depois em inicial KCal na coluna do lado direito;

Em Personalizado, clique em Nenhum e depois pressione o botão de atalho do teclado para a calculadora, com um pouco de sorte ele vai identificar o atalho do teclado corretamente e linkar a ele a calculadora.

Eu gosto de utilizar vários atalhos de teclado; como tenho um mouse da Microsoft que tem um botão auxiliar lateral, que é o mesmo botão do Super (aquele botão do Windows no teclado, ou o da Apple no Mac), então eu mudei para que todos os atalhos começem com Super ao invés do padrão Alt, assim, consigo acessar esse botão pelo teclado e pelo mouse;

No meu, os atalhos de teclado são:

Super+Enter xfce4-terminal
Super+C speedcrunch
Super+U mousepad
Super+R thunar
Super+F firefox
Super+S "xfce4-screenshooter -r -s /home/$USER/Desktop"
Super+X xkill

Otra parte dos atalhos de teclado concerne o Gerenciador de Janelas do KDE (ou de qualquer outro DE); são aqueles que movem janelas, maximizam, minimizam, expandem verticalmente, horizontamente, etc etc

Configurações do sistema > Gerenciamento de Janelas > Açoes da janela

Aqui, você pode mudar qual a sua tecla modificadora (padrão é o Alt);
Os atalhos padrões são super indicados, uma vez que você reconheça quais são, sua vida na interface gráfica fica muito mais fácil:

Redimensionar janelas:
ALT+Botão_esquerdo_mouse

Mover janelas:
ALT+Botão_direito_mouse

E por fim, você pode adicionar atalhos (Alias) de comandos no final do arquivo .bashrc dentro da sua pasta de usuário, de forma que você abrevia certos comandos do terminal; por exemplo, se eu digitarpac [nome_pacote] no terminal, na realidade o comando que vai ser rodado é por exemplo, "sudo pacman -S [nome_pacte]" , pois no meu arquivo de .bashrc tem um atalho pessoal;

alias pac='sudo pacman -S'

E o meu comando para o ls , eu abreviei para l e adicinei várias opções (flags ) do ls que eu gosto, o que gerou um comando enorme sendo reduzido para uma única letra;

Repare que não pode haver o sinal de tralha (#) na frente do alias para ele ser reconehcido; no meu está assim:

# Personal aliases
alias l='ls -ahF --color=never --group-directories-first'
alias gconf='sudo nano /etc/default/grub'
alias pconf='sudo nano /etc/pacman.conf'
alias up-grub='sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg'

alias pacs='sudo pacman -Ss'
alias paci='pacman -Qi'
alias pacu='sudo pacman -Syu'

alias au='aurman -S'
alias aus='aurman -Ss'
alias auu='aurman -Syu'
#alias ya='yaourt -S'
#alias yas='yaourt -Ss'

alias bigger='setfont iso02-12x22'
alias xx='startx'
alias slurm='slurm -i wlp2s0'
alias blue='bluetoothctl'
alias cal='cal -3 -s'
alias bashrc='nano /home/$USER/.bashrc'

Mountaineer_br

Teclado Wireless

Mensagempor Guilherme Caponi » 05 Set 2018, 02:34  •  MS 8

Mountaineer_br escreveu:Configurações do sistema > Atalhos > Atalhos globais;

Clique em "+" e procure por kcal ou outra calculadora que vocâ gosta (recomendo a speedcrunch), ache o aplicativo na lista e clique em OK;

Ela deve aparecer sob o menu Lançadores de aplicativos. Selecione ela, e depois em inicial KCal na coluna do lado direito;

Em Personalizado, clique em Nenhum e depois pressione o botão de atalho do teclado para a calculadora, com um pouco de sorte ele vai identificar o atalho do teclado corretamente e linkar a ele a calculadora.

Eu gosto de utilizar vários atalhos de teclado; como tenho um mouse da Microsoft que tem um botão auxiliar lateral, que é o mesmo botão do Super (aquele botão do Windows no teclado, ou o da Apple no Mac), então eu mudei para que todos os atalhos começem com Super ao invés do padrão Alt, assim, consigo acessar esse botão pelo teclado e pelo mouse;

No meu, os atalhos de teclado são:

Super+Enter xfce4-terminal
Super+C speedcrunch
Super+U mousepad
Super+R thunar
Super+F firefox
Super+S "xfce4-screenshooter -r -s /home/$USER/Desktop"
Super+X xkill

Otra parte dos atalhos de teclado concerne o Gerenciador de Janelas do KDE (ou de qualquer outro DE); são aqueles que movem janelas, maximizam, minimizam, expandem verticalmente, horizontamente, etc etc

Configurações do sistema > Gerenciamento de Janelas > Açoes da janela

Aqui, você pode mudar qual a sua tecla modificadora (padrão é o Alt);
Os atalhos padrões são super indicados, uma vez que você reconheça quais são, sua vida na interface gráfica fica muito mais fácil:

Redimensionar janelas:
ALT+Botão_esquerdo_mouse

Mover janelas:
ALT+Botão_direito_mouse

E por fim, você pode adicionar atalhos (Alias) de comandos no final do arquivo .bashrc dentro da sua pasta de usuário, de forma que você abrevia certos comandos do terminal; por exemplo, se eu digitarpac [nome_pacote] no terminal, na realidade o comando que vai ser rodado é por exemplo, "sudo pacman -S [nome_pacte]" , pois no meu arquivo de .bashrc tem um atalho pessoal;

E o meu comando para o ls , eu abreviei para l e adicinei várias opções (flags ) do ls que eu gosto, o que gerou um comando enorme sendo reduzido para uma única letra;

Repare que não pode haver o sinal de tralha (#) na frente do alias para ele ser reconehcido; no meu está assim:

# Personal aliases
alias l='ls -ahF --color=never --group-directories-first'
alias gconf='sudo nano /etc/default/grub'
alias pconf='sudo nano /etc/pacman.conf'
alias up-grub='sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg'

alias pacs='sudo pacman -Ss'
alias paci='pacman -Qi'
alias pacu='sudo pacman -Syu'

alias au='aurman -S'
alias aus='aurman -Ss'
alias auu='aurman -Syu'
#alias ya='yaourt -S'
#alias yas='yaourt -Ss'

alias bigger='setfont iso02-12x22'
alias xx='startx'
alias slurm='slurm -i wlp2s0'
alias blue='bluetoothctl'
alias cal='cal -3 -s'
alias bashrc='nano /home/$USER/.bashrc'

Então brother, não funcionou.... Ele lê o atalho Lauch (1), salvo mas ao pressionar o atalho ele não chama a calculadora... tentei com outras teclas, também não chama...
Guilherme Caponi
Aprendiz