Erro na tela de inicialização/reboot  [Resolvido]

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Erro na tela de inicialização/reboot

Mensagempor Biasi » 08 Set 2018, 10:13  •  MS 1

Olá!!

Pesquisei no fórum sobre as mensagens de erro que aparece ao iniciar o sistema no meu laptop. Vi algo parecido, segui algumas das dicas, mas sem sucesso. Como em todos os caso que vi está marcado como resolvido, resolvi abrir esse tópico, que espero estar fazendo no local correto.

Estou com um erro na inicialização como na imagem abaixo. Acontece com o Manjaro (Gnome, KDE e XFCE) e também quando utilizava o Fedora antes do Manjaro aparecia a mesma coisa. Tenho um ACER E5-571 em dual boot, Win 10 pro e Manjaro KDE 17.1.12. Já atualizei a BIOS achando poder ser esse o problema, mas sem sucesso.

Alguma solução?
Imagem

Ao reiniciar as vezes fica travado nessa tela:
Imagem
Editado pela última vez por Biasi em 08 Set 2018, 10:15, em um total de 1 vez.
Razão: correção do título
Biasi
Aprendiz

Registro: 06 Set 2018, 14:26
Agradeceu: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: 17.1.12
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Mensagempor overlock » 08 Set 2018, 10:24  •  MS 2

Hum,na 1 imagem parece ser erro de flag na acpi,na segunda erro de umount,são erros relativos ao kernel,o manjaro e fedora utilizam kernels muito recentes.fazendo assim possíveis problemas relativos a certos hardware,se possível faça um teste instalando uma versão anterior do kernel e veja se o erro acontece.

Ou se você tiver algum conhecimento ou quiser se aventurar vc pode recompilar o kernel desabilitando esse modulo problemático.
Editado pela última vez por overlock em 08 Set 2018, 10:26, em um total de 1 vez.
Razão: adicionar
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !
overlock
Moderador

Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Agradeceu: 9 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps

Mensagempor Biasi » 08 Set 2018, 13:14  •  MS 3

Não tenho conhecimento algum de kernel. Aliás sou bem novato em linux. O meu laptop é de 2015, tem processador i5 de 5ª geração. Já o PC de onde trabalho é de 2011, um Dual-core (onde por sinal estou querendo deixar todos com o manjaro, por isso fazendo teste no meu pessoal), instalei a versão 17.1.12 XFCE e não apresentou erro algum (está atualmente com o kernel 4.16).

Ao instalar o Manjaro ele vem com o kernel 4.14. Qual aconselha eu utilizar? Tentei colocar o 4.16, 4.17 e não resolveu nada. Então colocando kernel mais novo não seria o caso mesmo. Qual dos mais antigos deveria usar? algum da versão 3.x?

Obs.: Você citou:
"...o manjaro e fedora utilizam kernels muito recentes.fazendo assim possíveis problemas relativos a certos hardware..."

Seria por esse motivo que venho tendo problemas de travamentos com essas distros?
Editado pela última vez por Biasi em 08 Set 2018, 13:19, em um total de 1 vez.
Razão: correções no texto
Biasi
Aprendiz

Mensagempor overlock » 08 Set 2018, 15:29  •  MS 4

Provavelmente,quando vc acabou de instalar o manjaro,ja apresentou esses erros?ou só depois de atualizar?se não apresentou erro depois de instalado continue com o kernel 4.14 ou algum na linha lts,sugiro a vc um kernel lts que é muito estável veja aqui um exemplo >> https://www.archlinux.org/packages/core ... linux-lts/

Mas é só vc pesquisar no pamac ou octopi por linux-lts ou linux-image-lts
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !
overlock
Moderador

Mensagempor Biasi » 08 Set 2018, 16:23  •  MS 5

Desde a instalação já dá o erro. Aliás no boot com o pendrive já aparece esses erros.
Estou usando kernel LTS, mas pode ser LTS ou não que dá a mesma coisa. O Manjaro com KDE tem travado menos que com Gnome e tbm em relação ao Fedora com qualquer DE.
Estive pesquisando e parece ser algo com o driver do SD, parece que não reconhece. Vi relatos de alguns usuários Arch com problema parecido em Laptops Acer-Aspire e em alguns Asus tbm. Talvez alguma incompatibilidade de hardware com o linux. Vi alguns dizendo que o problema é antigo e parece que ninguém conseguiu resolver ainda...

== Editado em 08 Set 2018, 17:25 ==

ATUALIZANDO:

Testei os Kernels: 4.18.5-1, 4.17.19-1, 4.16.18_rt12-1, 4.14.67-1 (esse é o que vem junto com a instalação e que o sistema coloca como recomentado), 4.14.63_rt40-1, 4.9.124-3, 4.4.153-1 (o qual está instalado e aparentemente funcioando, como na figura abaixo.
Imagem

Os kernels 3.18.120-1 e 3.16.57-1 tbm os testei mas nem iniciaram o sistema.

Da lista com todos os kernels disponíveis, só não testei o mais recente, 4.19rc1.0831.g, que está marcado como experimental.

Terei algum problema se utilizar essa versão de kernel mais antiga, como a que estou usando 4.4.153-1?

Se não, como faço para tirar a notificação do sistema toda vez que inicio o mesmo solicitando para instalar um kernel mais recente?
Editado pela última vez por Biasi em 08 Set 2018, 17:27, em um total de 2 vezes.
Razão: correções
Biasi
Aprendiz

Erro na tela de inicialização/reboot  [Resolvido]

Mensagempor overlock » 09 Set 2018, 03:15  •  MS 6

Viu como suspeitei,algum módulo no kernel está causando esse problema,não tem problema utilizar esse kernel.
overlock
Moderador