Bom dia,
Tive que instalar o Ubuntu para usar minha impressora, HP CP1025... no Manjaro eu conseguia usar ela depois de fazer diversos procedimentos e seguir vários tutoriais, e nunca sabia o quais os passos exatos, e em qualquer outra vez que iria usar ela, sem ter alterado nada, ela já não funcionava mais... O HPLIP não tem suporte, não funciona pra versão do manjaro que usava. Então particionei o disco e coloquei o Ubuntu, que irei usar apenas para imprimir algo.
Acontece que o Ubuntu criou um grub com uma entrada manjaro que não funciona. Eu usei os passos https://manjariando.com.br/2018/06/05/r ... -grub-efi/ e recuperei o grub! Mas quando o pc é reiniciado, vai para a grub do ubuntu que não leva para o manjaro, então fico usando o suspender, para não ter problema. Mas quando reinicia o computador, tenho que entrar na bios, para ter acesso ao grub que leva para o manjaro. Alguém poderia me ajudar com essa confusão e deixar apenas um grub correto para eu ir automaticamente para o manjaro?
Muito obrigado!
Se você era usuário do antigo fórum Manjaro Linux Brasil, precisará fazer um novo cadastro neste novo fórum, pois os cadastros antigos não puderam ser migrados. Grato pela compreensão!
Arrumar o boot dois sistemas operacionais [RESOLVIDO]
Arrumar o boot dois sistemas operacionais [RESOLVIDO]
Editado pela última vez por lujz-br em 31 Jul 2021, 09:45, em um total de 1 vez.
Re: Arrumar o boot
instale o pacote os-prober em seguida monte a partição do manjaro em /mnt/ (ex: /mnt/manjaro) e rode novamente o grub-mkconfig sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg e o manjaro deve aparecer no próximo boot.
Linux User # 480186
Hmm não sei como montar... Ela já está em / e tenho que passar para /mnt/manjaro né?
o Manjaro está na partição 2, e o Ubuntu na partição 3. Coloquei imagem do gparted
Pode dizer como faço a montagem? Instalei o os-prober, mas engraçado que ele não dá dicas
[lud@lud-txu ~]$ sudo os-prober --help
[sudo] senha para lud:
/dev/nvme0n1p3:Ubuntu 20.04.2 LTS (20.04):Ubuntu:linux
[lud@lud-txu ~]$ sudo os-prober
[lud@lud-txu ~]$
o man dele também não existe
o Manjaro está na partição 2, e o Ubuntu na partição 3. Coloquei imagem do gparted
Pode dizer como faço a montagem? Instalei o os-prober, mas engraçado que ele não dá dicas
[lud@lud-txu ~]$ sudo os-prober --help
[sudo] senha para lud:
[lud@lud-txu ~]$ sudo os-prober
[lud@lud-txu ~]$
o man dele também não existe
- Anexos
-
- Captura de tela_2021-07-29_08-11-11.png (55.51 KiB) Exibido 3041 vezes
- Captura de tela_2021-07-29_08-11-11.png (55.51 KiB) Exibido 3041 vezes
1º você tem que escolher qual distro vai gerenciar o boot,ai você monta a outra partição com a distro em /mnt/distro,2º depois de montada você roda o sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg que ele reconhece.
Se você escolher o manjaro monte o ubuntu em /mnt/ubuntu assim;
sudo mount /dev/nvme0ntp3 /mnt/ubuntu && sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
sudo mount /dev/nvme0ntp3 /mnt/ubuntu && sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
Linux User # 480186
Agora eu consegui:overlock escreveu: ↑30 Jul 2021, 00:03 1º você tem que escolher qual distro vai gerenciar o boot,ai você monta a outra partição com a distro em /mnt/distro,2º depois de montada você roda o sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg que ele reconhece.
criei a pasta ubuntu em mnt e fiz:
[lud@lud-txu ~]$ sudo mount /dev/nvme0n1p3 /mnt/ubuntu && sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
A gerar ficheiro de configuração grub...
Tema encontrado: /usr/share/grub/themes/manjaro/theme.txt
Imagem Linux encontrada: /boot/vmlinuz-5.10-x86_64
Imagem initrd encontrada: /boot/amd-ucode.img /boot/initramfs-5.10-x86_64.img
Found initrd fallback image: /boot/initramfs-5.10-x86_64-fallback.img
Aviso: os-prober será executado para detectar outras partições de arranque.
A sua saída será usada para detectar binários de arranque nessas partições e criar novas entradas.
Encontrado Ubuntu 20.04.2 LTS (20.04) em /dev/nvme0n1p3
A adicionar entrada de menu para UEFI Firmware Settings ...
Found memtest86+ image: /boot/memtest86+/memtest.bin
/usr/bin/grub-probe: aviso: tipo de dispositivo nvme0n1 desconhecido.
concluído
[lud@lud-txu ~]$
Bom, mas estranhamente não resolveu.... a tela de grub inicial continuava a mesma, inclusive mostrava manjaro 5.10.42-1 versão atrasada. Eu entrei no Ubuntu, atualizei o sistema, vi que os-prober já estava instalado, mas não fiz essa sua solução acima. Reiniciando a entrada do manjaro foi atualizada para minha atual 5.10.53-1 mas continuava a não funcionar, pois não quero que o ubuntu seja o mantenedor da grub. Entrei no ubuntu e dei
$ ls /boot/grub/grub.cfg
Apareceu 9:54 de 30/07
Então fui no Manjaro entrando pela bios. Passei por outra tela de grub, e no manjaro dei o mesmo comando:
$ ls /boot/grub/grub.cfg
Apareceu 9:37 de 30/07
Então pensei que teria que buscar aprofundar mais o entendimento, e continuar a perguntar aqui para você! Mas, ao reiniciar e entrar na bios novamente, prestei mais atenção e vi que tinha um "drag" lá... e a entrada do grub do ubuntu estava acima da entrada que usava para ir para grub do manjaro. Alterei a ordem, e agora sem entrar na bios já vem a grub do manjaro, que funciona para ir para o ubuntu também, então está resolvido, ainda que tenha achado estranho ... acho que pela foto do gparted acima, o /boot está sendo montado em locais diferentes pela bios, devido a instalações que não seguiram o mesmo padrão para o /boot, então fica como se tivesse dois arquivos grub.cfg
Mas felizmente estou com o problema resolvido! Obrigado!
Re: Arrumar o boot dois sistemas operacionais [RESOLVIDO]
O seu problema com o boot era apenas não ter alterado a entrada efi na bios após seguir o tutorial do Manjariando (como descoberto por você posteriormente), quanto a sua impressora, dá uma olhada nesse tópico aqui.
Saudações.
Saudações.
Não menospreze o dever que a consciência te impõe. CBJr