Se você era usuário do antigo fórum Manjaro Linux Brasil, precisará fazer um novo cadastro neste novo fórum, pois os cadastros antigos não puderam ser migrados. Grato pela compreensão!

Arrumar o boot dois sistemas operacionais [RESOLVIDO]

Assuntos relacionados com o processo de instalação e atualização em desktops ou portáteis (notebook, netbook, etc.).

Autor do tópico
lujz-br
Mensagens: 12
Registrado em: 08 Abr 2021, 11:30

Arrumar o boot dois sistemas operacionais [RESOLVIDO]

Mensagem por lujz-br »

Bom dia,

Tive que instalar o Ubuntu para usar minha impressora, HP CP1025... no Manjaro eu conseguia usar ela depois de fazer diversos procedimentos e seguir vários tutoriais, e nunca sabia o quais os passos exatos, e em qualquer outra vez que iria usar ela, sem ter alterado nada, ela já não funcionava mais... O HPLIP não tem suporte, não funciona pra versão do manjaro que usava. Então particionei o disco e coloquei o Ubuntu, que irei usar apenas para imprimir algo.

Acontece que o Ubuntu criou um grub com uma entrada manjaro que não funciona. Eu usei os passos https://manjariando.com.br/2018/06/05/r ... -grub-efi/ e recuperei o grub! Mas quando o pc é reiniciado, vai para a grub do ubuntu que não leva para o manjaro, então fico usando o suspender, para não ter problema. Mas quando reinicia o computador, tenho que entrar na bios, para ter acesso ao grub que leva para o manjaro. Alguém poderia me ajudar com essa confusão e deixar apenas um grub correto para eu ir automaticamente para o manjaro?

Muito obrigado!
Editado pela última vez por lujz-br em 31 Jul 2021, 09:45, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

overlock
Mensagens: 34
Registrado em: 20 Jun 2021, 15:45

Re: Arrumar o boot

Mensagem por overlock »

instale o pacote os-prober em seguida monte a partição do manjaro em /mnt/ (ex: /mnt/manjaro) e rode novamente o grub-mkconfig sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg e o manjaro deve aparecer no próximo boot.
Linux User # 480186

Autor do tópico
lujz-br
Mensagens: 12
Registrado em: 08 Abr 2021, 11:30

Re: Arrumar o boot

Mensagem por lujz-br »

Hmm não sei como montar... Ela já está em / e tenho que passar para /mnt/manjaro né?

o Manjaro está na partição 2, e o Ubuntu na partição 3. Coloquei imagem do gparted

Pode dizer como faço a montagem? Instalei o os-prober, mas engraçado que ele não dá dicas

[lud@lud-txu ~]$ sudo os-prober --help
[sudo] senha para lud:
/dev/nvme0n1p3:Ubuntu 20.04.2 LTS (20.04):Ubuntu:linux
[lud@lud-txu ~]$ sudo os-prober
/dev/nvme0n1p3:Ubuntu 20.04.2 LTS (20.04):Ubuntu:linux
[lud@lud-txu ~]$

o man dele também não existe
Anexos
Captura de tela_2021-07-29_08-11-11.png
Captura de tela_2021-07-29_08-11-11.png (55.51 KiB) Exibido 4126 vezes
Captura de tela_2021-07-29_08-11-11.png
Captura de tela_2021-07-29_08-11-11.png (55.51 KiB) Exibido 4126 vezes
Avatar do usuário

overlock
Mensagens: 34
Registrado em: 20 Jun 2021, 15:45

Re: Arrumar o boot

Mensagem por overlock »

1º você tem que escolher qual distro vai gerenciar o boot,ai você monta a outra partição com a distro em /mnt/distro,2º depois de montada você roda o sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg que ele reconhece.

Se você escolher o manjaro monte o ubuntu em /mnt/ubuntu assim;

sudo mount /dev/nvme0ntp3 /mnt/ubuntu && sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
Linux User # 480186

Autor do tópico
lujz-br
Mensagens: 12
Registrado em: 08 Abr 2021, 11:30

Re: Arrumar o boot

Mensagem por lujz-br »

overlock escreveu: 30 Jul 2021, 00:03 1º você tem que escolher qual distro vai gerenciar o boot,ai você monta a outra partição com a distro em /mnt/distro,2º depois de montada você roda o sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg que ele reconhece.

Se você escolher o manjaro monte o ubuntu em /mnt/ubuntu assim;

sudo mount /dev/nvme0ntp3 /mnt/ubuntu && sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
Agora eu consegui:
criei a pasta ubuntu em mnt e fiz:

[lud@lud-txu ~]$ sudo mount /dev/nvme0n1p3 /mnt/ubuntu && sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
A gerar ficheiro de configuração grub...
Tema encontrado: /usr/share/grub/themes/manjaro/theme.txt
Imagem Linux encontrada: /boot/vmlinuz-5.10-x86_64
Imagem initrd encontrada: /boot/amd-ucode.img /boot/initramfs-5.10-x86_64.img
Found initrd fallback image: /boot/initramfs-5.10-x86_64-fallback.img
Aviso: os-prober será executado para detectar outras partições de arranque.
A sua saída será usada para detectar binários de arranque nessas partições e criar novas entradas.
Encontrado Ubuntu 20.04.2 LTS (20.04) em /dev/nvme0n1p3
A adicionar entrada de menu para UEFI Firmware Settings ...
Found memtest86+ image: /boot/memtest86+/memtest.bin
/usr/bin/grub-probe: aviso: tipo de dispositivo nvme0n1 desconhecido.
concluído
[lud@lud-txu ~]$

Bom, mas estranhamente não resolveu.... a tela de grub inicial continuava a mesma, inclusive mostrava manjaro 5.10.42-1 versão atrasada. Eu entrei no Ubuntu, atualizei o sistema, vi que os-prober já estava instalado, mas não fiz essa sua solução acima. Reiniciando a entrada do manjaro foi atualizada para minha atual 5.10.53-1 mas continuava a não funcionar, pois não quero que o ubuntu seja o mantenedor da grub. Entrei no ubuntu e dei
$ ls /boot/grub/grub.cfg
Apareceu 9:54 de 30/07

Então fui no Manjaro entrando pela bios. Passei por outra tela de grub, e no manjaro dei o mesmo comando:
$ ls /boot/grub/grub.cfg
Apareceu 9:37 de 30/07

Então pensei que teria que buscar aprofundar mais o entendimento, e continuar a perguntar aqui para você! Mas, ao reiniciar e entrar na bios novamente, prestei mais atenção e vi que tinha um "drag" lá... e a entrada do grub do ubuntu estava acima da entrada que usava para ir para grub do manjaro. Alterei a ordem, e agora sem entrar na bios já vem a grub do manjaro, que funciona para ir para o ubuntu também, então está resolvido, ainda que tenha achado estranho ... acho que pela foto do gparted acima, o /boot está sendo montado em locais diferentes pela bios, devido a instalações que não seguiram o mesmo padrão para o /boot, então fica como se tivesse dois arquivos grub.cfg

Mas felizmente estou com o problema resolvido! Obrigado!
Avatar do usuário

tioguda
Mensagens: 39
Registrado em: 21 Mar 2021, 06:41
Contato:

Re: Arrumar o boot dois sistemas operacionais [RESOLVIDO]

Mensagem por tioguda »

O seu problema com o boot era apenas não ter alterado a entrada efi na bios após seguir o tutorial do Manjariando (como descoberto por você posteriormente), quanto a sua impressora, dá uma olhada nesse tópico aqui.

Saudações.
Não menospreze o dever que a consciência te impõe. CBJr
Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico