O que acham? Criar uma edição brasileira do Manjaro

Avisos importantes aos membros da comunidade.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.

O que acham? Criar uma edição brasileira do Manjaro

Mensagempor pekman » 19 Abr 2014, 19:31  •  MS 71

Renan Rischiotto escreveu:Olá,

Vou falar uma coisa nada a ver com o tópico mas sei lá, talvez possa ajudar.

Em vez de criarem um sabor do Manjaro, por que não ajudam a distro LaciOS que foi criada nacionalmente (ou em Portugal, não sei ao certo rsrs) e que possui uma equipe bem dedicada (ao que aparenta)? Eles me parecem ser um pessoal com foco, objetivo, querendo fazer as coisas certas nas documentações e tal, ajudando o Debian (distro base), querendo ser bom para o usuário final. Estão precisando de gente para ajudar, a equipe é pequena, e precisam de ajuda financeira também, sem isso nenhuma distro vai pra frente. O site é esse, está meio desatualizado (acho que eles não tiveram tempo de atualizar), pois o fórum foi desativado e substituído por uma mailing-list, e já saiu a versão final da LaciOS. Podem conferir vídeos sobre a distro no canal do Carlos Carvalho. Mas o fórum Linux e Companhia ainda está ativo, foi onde a distro nasceu.

Abraços.



Penso que as coisas são diferentes, Lá é Debian, aqui é Arch. Isso ampara a nossa decisão. Outra coisa, penso que se envolver com projetos é preciso identidade, me identifico com o Manjaro, no entanto torço para o sucesso do Lacios, pois muitas abordagens do projetos são interessantes. Caso possa ser útil em alguma futuramente ajudarei, pois não me dedico só ao Manjaro, hoje quase 90% ao Manjaro, mas também contribuo com outros projetos testanto e relatando bugs, sendo eles; elementary OS, Kaiana, Tiny Core, Ghost BSD, Free BSD e o Semplice.

Futuramente quando estiver com mais tempo quero fazer um trabalho sobre o Tiny Core, aliás ta feito, mas hoje não tenho tempo para manter as coisas atualizadas, mas ainda quero fazer.

No entanto estou feliz trabalhando com o Manjaro, gosto muito desse sistema, e trabalhar com o Holmes está sendo fantástico. Ele é comprometido, determinado, astucioso e não têm preguiça de fazer as coisas. Para vc ter uma idéia duas pessoas estão fazendo o trabalho de uma equipe.

Ou seja, o projeto Manjaro Pek é uma realidade, está a todo vapor, e tenho certeza que muitos irão gostar.
Imagem

Um alemão se apossou do tropper na #freenode. A partir de agora sou o pekman. Não bastasse os 7x1 ainda roubaram meu nick de 5 anos de uso.
Avatar do usuário
pekman
Intermediário

 
Mensagens: 501
Artigos: 1
Registro: 12 Fev 2014, 06:38
Localização: Aragarças - GO
Agradeceu: 5 vez(es)
Agradecido: 37 vez(es)
Distro utilizada: ManjaroPex
Versão: 0.8.11
Ambiente: Pekwm
Repositório: Testing
Habilidade: Gurú

O que acham? Criar uma edição brasileira do Manjaro

Mensagempor Holmes » 19 Abr 2014, 22:51  •  MS 72

conheço o projeto LaciOS a um tempinho e confeço que não gostei do contato que tive com o admim! achei meio autoritário...o Projeto ManjaroPek tem uma proposta diferente de todos os sabores do Manjaro Linux, pois é tornar um ambiente pouco conhecido usável e estamos fazendo isto! você mudará de ideia quando ver o ManjaroPek...

ps: rodando o ManjaroPek 32bits...

vlw fwi, Holmes :)
Imagem

Meu Blog Kibojoe I Manjaro I JWM I Outras Coisas...

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Avatar do usuário
Holmes
Fundador

Mantenedor Kibojoe Linux
Mantenedor Kibojoe Linux
 
Mensagens: 5472
Artigos: 56
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Localização: Brasil
Agradeceu: 173 vez(es)
Agradecido: 812 vez(es)
Distro utilizada: Kibojoe Linux
Versão: 18.02
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

O que acham? Criar uma edição brasileira do Manjaro

Mensagempor Benezinho » 20 Abr 2014, 06:17  •  MS 73

Vou ser mais dramático quanto a citação do companheiro Renan:

Esta parecendo aqueles caras que vivem falando em refiseiláoque para tudo quanto é distro e acham que apenas o ubuntu anda colaborando por ter um repositório próprio.

Da mesma forma que o Holmes penso que no ritmo que o LaciOS tomou (autoritarismo, prepotência e cupulazinha particular dos integrantes do fórum Linux & Companhia não ira demorar muito ou ficará uma distro apenas entre eles mesmos.

Dessa forma não vejo um modelo comunitário e jamais continuaria a dar apoio.

Para mim Debian é comunitário, Mageia é comunitário, Manjaro é comunitário, Epidemic; PCLOS e etc são comunitários, LaciOS esta longe de ser comunitário como o pai Debian assim como foi o SolusOS.

T+
Benezinho
 

O que acham? Criar uma edição brasileira do Manjaro

Mensagempor Goro Daimon » 02 Mai 2014, 13:53  •  MS 74

tropper escreveu:
Goro Daimon escreveu:Seria mais vantagem criar um instalador de programas tipo mint install. É mais amigável.



Não nada mais amigável que a linha de comando;

quer algo mais amigável que um $ sudo pacman -S programa
penso que não há.

São pessoas assim que fazem o Gnu/Linux não sair dos 1%.
Cara se não gosta da minha ideia use o Arch Linux, Slackware, Gentoo.

A ideia aqui é facilitar

E o Mint install é bom sim. Mostra screenshots do programa antes da pessoa instalar e não precisa digitar o nome do programa como está no reposisitorio. Por exemplo muitas distros tenho que digitar google-chrome ao invés de Google Chrome. É mais lógico no Ubuntu e no Mint a gente digitar o nome do programa como vemos no google e não como está no pacote.

Não quer aceitar minha ideia? Continue aí sozinho esperando o Linux chegar em 1%.
Avatar do usuário
Goro Daimon
Aprendiz

 
Mensagens: 76
Registro: 13 Jan 2014, 22:50
Localização: Metro City
Agradeceu: 5 vez(es)
Agradecido: 4 vez(es)
Distro utilizada: Mint
Versão: 13 Maya LTS
Ambiente: MATE
Repositório: Stable

O que acham? Criar uma edição brasileira do Manjaro

Mensagempor Benezinho » 02 Mai 2014, 16:02  •  MS 75

Calma, não criemos pânico, fui usuário do Mint e Ubuntu por um bom tempo (acho que como muitos aqui foram), não discordo com sua citação de que:
E o Mint Instal é bom sim...

mas você se esqueceu de mencionar a parte, ..., pesado, trava quase sempre e por ai vai.

Não faremos apologias ou criticas infundadas a nenhuma distro aqui, mas amigo se o GNU/Linux está em 1% de usuários no mundo isso não prova que o sudo pacman, sudo apt-get, urpmi <programa>, yum <programa>, não seja amigável, prova sim, que as coisas ainda são misturadas/confusas e o usuário ainda quer usar Next, Next e se encher de vírus.

T+
Benezinho
 

O que acham? Criar uma edição brasileira do Manjaro

Mensagempor Igor Isaias Banlian » 12 Mai 2014, 22:13  •  MS 76

Benezinho escreveu:(...) se o GNU/Linux está em 1% de usuários no mundo isso não prova que o sudo pacman, sudo apt-get, urpmi <programa>, yum <programa>, não seja amigável, prova sim, que as coisas ainda são misturadas/confusas e o usuário ainda quer usar Next, Next e se encher de vírus.

Não, ambos estão errados quanto ao real motivo de quase ninguém usar GNU/Linux... O real motivo é que não temos programas AAA nem jogos AAA, tais como os programas:

Microsoft Office;
Adobe Photoshop;
Adobe Premiere Pro;
Adobe After Effects;
Adobe Illustrator;
Adobe InDesign;
CorelDRAW;
Sony Vegas Pro;
3ds Max / Maya;
etc...

E os jogos:

BioShock Infinite;
The Elder Scrolls V: Skyrim;
Deus Ex: Human Revolution;
FIFA 14;
Battlefield 4;
Sid Meier-s Civilization V: Brave New World;
DMC: Devil May Cry;
Assassin's Creed IV: Black Flag;
Final Fantasy XIV Online: A Realm Reborn;
etc...

Ninguém, acostumado com tais programas, e que os usa no dia a dia, quer usar:

LibreOffice;
GIMP;
Cinelerra / Pitivi / Kdenlive;
Synfig Studio;
Pencil2D;
Scribus;
Inkscape;
Audacity;
Blender;
etc...

Nem jogar:

Half-Life 1 / Half-Life 2;
Counter-Strike 1.6 / Counter-Strike: Condition Zero / Counter-Strike: Source;
Left 4 Dead 2;
Team Fortress 2;
Portal;
Serious Sam 3: BFE;
Urban Terror;
0 A.D.;
SuperTuxKart;
etc...

(Aqui vale uma menção honrosa a "Metro: Last Light", o único "AAA" disponível atualmente para GNU/Linux!)

Portanto, não adianta sonhar que vamos sair dos 1% algum dia... :ugeek:

Obs.: Eu uso GNU/Linux porque não dependo de tais programas, haja visto que não edito nada profissionalmente (nem fotos, nem vídeos, nem áudio), nem jogo games AAA, nem me importo em usar alternativas de mais baixa qualidade técnica (mas que cumprem o seu papel), quando eu preciso eventualmente fazer alguma destas coisas! :mrgreen:

Atenciosamente,
Igor Isaias Banlian
Avatar do usuário
Igor Isaias Banlian
Administrador

 
Mensagens: 76
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Localização: São Paulo / SP
Agradeceu: 6 vez(es)
Agradecido: 4 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1.3
Ambiente: KDE
Repositório: Unstable
Habilidade: Advanced

O que acham? Criar uma edição brasileira do Manjaro

Mensagempor pekman » 12 Mai 2014, 23:06  •  MS 77

@Igor, descordo em Partes.

1- Edição de imagens: Gimp + Inkscape + Blender é superior a qualquer programa (s) proprietário (s). Quanto a questão da aprendizagem de usar é questão do usuário, então não é falta dos programas e sim do usuário se interessar.

2- Edição de Vídeos: Open Shot, Handbrake, Kdenlive, Cinerela e Ligtworks, suprem as necessidades de qualquer perfil de usuário. Holywood usa LigthWorks. Quanto a questão da aprendizagem de usar é questão do usuário, então não é falta dos programas e sim do usuário se interessar.

3 - Adobe InDesign; Aqui na minha cidade têm jornal que é editado usando o Scribus e é extramamente bem edidato e bem feito. Não perde nada para jornais de grandes centros em termos de edição. No dia que descobri nem acreditei.

4 - Microsoft Office; A inferioridade do LibreOffice está apenas na área de matemática o resto é igual ou superior.

5 - Edição de áudio: você sabia que a maioria das estações de rádios do Brasil utilizam o Audacity para fazer suas vinhetas, só instalados no Windows. Ainda têm o Ardur e distros que vêm com uma pilha de softweres para isso. Quanto a questão da aprendizagem de usar é questão do usuário, então não é falta dos programas e sim do usuário se interessar.

6 - Jogos: Aqui concordo em número gênero e grau.

7 - Ponto Principal: quantas pessoas precisam dessas ferramentas que citamos? A maioria precisa de um navegador e mais nada, pois usam o pc somente para perder horas no Facebook, e nesse quesito não há nenhum sistema que supere o Linux.
Imagem

Um alemão se apossou do tropper na #freenode. A partir de agora sou o pekman. Não bastasse os 7x1 ainda roubaram meu nick de 5 anos de uso.
Avatar do usuário
pekman
Intermediário

 
Mensagens: 501
Artigos: 1
Registro: 12 Fev 2014, 06:38
Localização: Aragarças - GO
Agradeceu: 5 vez(es)
Agradecido: 37 vez(es)
Distro utilizada: ManjaroPex
Versão: 0.8.11
Ambiente: Pekwm
Repositório: Testing
Habilidade: Gurú

O que acham? Criar uma edição brasileira do Manjaro

Mensagempor Benezinho » 13 Mai 2014, 07:26  •  MS 78

Opa,

Também devo concordar em número, gênero e grau com o Tropper, posso não ter conhecimento vasto no mundo tecnológico, porém pelo que se sabe é que muito do se faz dentre as citações acima:

Igor Isaias Banlian escreveu:(...)
Microsoft Office;
Adobe Photoshop;
Adobe Premiere Pro;
Adobe After Effects;
Adobe Illustrator;
Adobe InDesign;
CorelDRAW;
Sony Vegas Pro;
3ds Max / Maya;
etc...
(...)


Em exemplo: "Muitos dos 'nossos grades artistas gráficos' (Mozart Couto, Luciano Lourenço, entre outros e outras funções), usam e modéstia a parte batem de longe muitos artistas que usam os "Adobes" da vida.

Das outras questões citadas, (Vídeos, Som) e jogos, bem..., jogar, jogar mesmo.., acho ou é muito provável que nenhum profissional que use o PC como ferramenta de trabalho o use para jogar a não ser que programe jogos.

Jogar ninguém vai discordar que é melhor em casa e num boom console próprio para tal função (XBox; PS1, 2 ou 3 e por que não Super Nintendo)???

T+
Editado pela última vez por Benezinho em 13 Mai 2014, 07:28, em um total de 1 vez.
Razão: Correção ortográfica
Benezinho
 

O que acham? Criar uma edição brasileira do Manjaro

Mensagempor Igor Isaias Banlian » 15 Mai 2014, 00:20  •  MS 79

tropper escreveu:7 - Ponto Principal: quantas pessoas precisam dessas ferramentas que citamos? A maioria precisa de um navegador e mais nada, pois usam o pc somente para perder horas no Facebook, e nesse quesito não há nenhum sistema que supere o Linux.

Me encaixo nisto que falou acima, ou seja, só preciso de um navegador e mais nada, por isso uso GNU/Linux com sucesso a muitos anos, mas nas poucas vezes que precisei fazer tarefas mais específicas, fiquei na mão, por exemplo:

=> Se você tem um Dreamcast e vai gravar jogos piratas em CD-R, eles estão em formatos como .cdi, .mds/.mdf, .bin/.cue e .nrg, haja visto que são ISOs MultiTrack e não podem ser convertidas para .iso, então, no GNU/Linux, as únicas que podem ser gravadas são .cdi convertidas para .nrg com o CDI2nero e as que já vem em .nrg, utilizando-se para isto o software proprietário e pago Nero Linux 4, que é antigo e um parto para instalar nas distros atuais (e lembrando que não se pode converter para .iso, senão perde-se a primeira trilha do MultiTrack, pois o formato .iso é SingleTrack)...

=> Precisei atualizar o firmware (Android 4.0.4) do meu tablet, SoC Allwinner A13, que é "flasheado" com o programa PhoenixSuit, que só funciona em Windows... Neste caso não teve gambiarra que desse jeito e eu tive que recorrer a um PC com Windows 7 da firma em que eu trabalhava e fazer isto por lá mesmo...

=> Além do problema que é atualizar firmwares de celulares e smartphones pelo GNU/Linux, haja visto que Nokia, Motorola, etc., só disponibilizam softwares de update para Windows... Claro que em certos casos, de certos aparelhos, existem softwares via linha de comando que fazem tal função, com altas gambiarras e de forma milhares de vezes mais complexa, mas fazem...

Atenciosamente,
Igor Isaias Banlian
Avatar do usuário
Igor Isaias Banlian
Administrador

 
Mensagens: 76
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Localização: São Paulo / SP
Agradeceu: 6 vez(es)
Agradecido: 4 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1.3
Ambiente: KDE
Repositório: Unstable
Habilidade: Advanced

O que acham? Criar uma edição brasileira do Manjaro

Mensagempor ALisson Suassuna » 27 Set 2015, 09:31  •  MS 80

Oh gente sou novo no manjaro mais já gosto muito da distro, e a nossa comunidade é muito boa, estou cursando o primeiro período de sistema de informação, claro não sei programa ainda, e não conheço muito bem linux, estou estudando, mais gostaria muito de ajuda nesse projeto !!!
Avatar do usuário
ALisson Suassuna
Membro

 
Mensagens: 123
Artigos: 1
Registro: 12 Set 2015, 18:18
Localização: Juazeiro do Norte - Ceará
Agradeceu: 1 vez
Agradecido: 13 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 15.12
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

AnteriorPróximo

Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

Dificuldade com CUPS e drivers para instalar uma EPSON

por bemanu » 01 Fev 2021, 13:09

Respostas: 0

Exibições: 94

01 Fev 2021, 13:09

por bemanu Ver última mensagem

PJE NO MANJARO

por LucasMigliorini » 20 Abr 2020, 12:28

Respostas: 5

Exibições: 670

21 Abr 2020, 23:40

por tioguda Ver última mensagem

Manjaro Brasil abandonado?

por Francis » 28 Dez 2020, 14:14

Respostas: 4

Exibições: 312

26 Jan 2021, 14:10

por Igor Isaias Banlian Ver última mensagem

reinstalação de manjaro com /home separada

por Asakura_Hao » 06 Dez 2020, 17:36

Respostas: 2

Exibições: 187

17 Dez 2020, 19:00

por Asakura_Hao Ver última mensagem

Problemas -- Xfce 4.14.2 - Kernel 5.6.16-1-MANJARO - Tampa N

por Thiago Zangaro » 18 Jun 2020, 08:59

Respostas: 4

Exibições: 429

19 Jun 2020, 02:40

por Thiago Zangaro Ver última mensagem

Voltar para Painel de Avisos



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

^ Voltar ao Topo