Manjaro OpenRC deixa de existir: aparece Artix Linux!

Avisos importantes aos membros da comunidade.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.

Manjaro OpenRC deixa de existir: aparece Artix Linux!

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 16 Ago 2017, 11:14  •  MS 11

@José da Silva Sauro, é, minhas primeiras tentativas no Slackware não foram bem sucedidas também. Ele não é dificil mas é trabalhoso, precisa testar na virtual box antes, entender como algumas coisas funcionam, mas é um experiência interessante, aprende-se bastante com ele.

O Salix eu não gostei muito, vem com muita coisa instalada, não vejo muita vantagem nele em relação ao Slack...

O Void eu nunca usei pra valer, só testei no livecd do cinnamon. A proposta dele é interessante, de fato.

Sabayon nunca testei, tenho vontade, bem como o Gentoo, mas aí é coisa pra quando tiver tempo kkk

Eu acho que o Artix será um projeto promissor, talvez leve um pouco de tempo apenas. É legal que tenha uma distro base arch que já vem pronta sem o SystemD. Por mais que eu não implique com ele, nunca tive problemas, gosto da liberdade de escolher meu init, meu DE, meus Apps, acho que essa possibilidade de escolha é a maior vantagem de se usar linux.

Espero que eles façam um sistema bonito e completo, ou pelo menos exista essa alternativa, pois muitos usuários usam o SystemD por comodismo, pois quando vão instalar um sistema que não o tem, ou é netinstall, ou tem um processo mais complicado para deixar o sistema pronto, assim como é no Slackware, Void, Gentoo... Que você precisa instalar tudo em modo texto, configurar DE, instalar drivers e etc....

Abraço
Editado pela última vez por Jean Michel Kowalski em 16 Ago 2017, 11:18, em um total de 1 vez.
Razão: adição de informação
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Avatar do usuário
Jean Michel Kowalski
Moderador

 
Mensagens: 717
Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Agradecido: 117 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Manjaro OpenRC deixa de existir: aparece Artix Linux!

Mensagempor José da Silva Sauro » 17 Ago 2017, 11:27  •  MS 12

Jean Michel Kowalski escreveu:@José da Silva Sauro, é, minhas primeiras tentativas no Slackware não foram bem sucedidas também. Ele não é dificil mas é trabalhoso, precisa testar na virtual box antes, entender como algumas coisas funcionam, mas é um experiência interessante, aprende-se bastante com ele.

O Salix eu não gostei muito, vem com muita coisa instalada, não vejo muita vantagem nele em relação ao Slack...

O Void eu nunca usei pra valer, só testei no livecd do cinnamon. A proposta dele é interessante, de fato.

Sabayon nunca testei, tenho vontade, bem como o Gentoo, mas aí é coisa pra quando tiver tempo kkk

Eu acho que o Artix será um projeto promissor, talvez leve um pouco de tempo apenas. É legal que tenha uma distro base arch que já vem pronta sem o SystemD. Por mais que eu não implique com ele, nunca tive problemas, gosto da liberdade de escolher meu init, meu DE, meus Apps, acho que essa possibilidade de escolha é a maior vantagem de se usar linux.

Espero que eles façam um sistema bonito e completo, ou pelo menos exista essa alternativa, pois muitos usuários usam o SystemD por comodismo, pois quando vão instalar um sistema que não o tem, ou é netinstall, ou tem um processo mais complicado para deixar o sistema pronto, assim como é no Slackware, Void, Gentoo... Que você precisa instalar tudo em modo texto, configurar DE, instalar drivers e etc....

Abraço


O Salix tem três formas de instalação: Full, Basic e Core. Na Full é como uma distro out-of-the-box; na Basic são apenas pouquíssimas aplicações do ambiente gráfico que você escolheu; e na Core é uma instalação limpa, sem ambiente gráfico. Se não me engano, na Basic e Core nem vídeo e essas coisas são instalados automaticamente.

Testei o Sabayon no VirtualBox. Achei uma distro bem intuitiva, não vem com milhões de aplicações, mas tem algumas inclusas. Tem o RIGO, uma central para atualizar e instalar e remover pacotes, e consume poucos recursos do pc. Gostei, também, do Entropy, ele me pareceu bem simples e direto, assim como o Pacman. Agora que estou nesse impasse, já que o Void é interessante mas não tem praticamente nenhuma documentação nem comunidade. Andei pensando em deixar o Sabayon como distro principal aqui e, de quebra, aprendo sobre uma distro/filosofia nova. Porque, o Slack para mim ainda tá muito longe :( e as alternativas sem systemd, pelo menos as que achei até agora, não me chamaram muita atenção.

Minha questão com o systemd é a mesma sua. Não tive problemas com ele, e não tenho conhecimento para criticar. Mas a liberdade de escolha é o que faz o mundo linux ser o que ele é. Se isso se perder não faz mais sentido, pelo menos para mim, continuar no linux. Alias, tenho pensado, seriamente, em tentar ler algo sobre BSD. Sei que vai dar trabalho, mas, dependendo do caso, pode ser uma solução, embora excessivamente radical.
José da Silva Sauro
Aprendiz

 
Mensagens: 66
Registro: 20 Ago 2015, 16:42
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 8 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.0
Ambiente: Xfce
Repositório: Stable
Habilidade: Iniciante

Manjaro OpenRC deixa de existir: aparece Artix Linux!

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 17 Ago 2017, 11:49  •  MS 13

José da Silva Sauro escreveu:O Salix tem três formas de instalação: Full, Basic e Core. Na Full é como uma distro out-of-the-box; na Basic são apenas pouquíssimas aplicações do ambiente gráfico que você escolheu; e na Core é uma instalação limpa, sem ambiente gráfico. Se não me engano, na Basic e Core nem vídeo e essas coisas são instalados automaticamente.

Testei o Sabayon no VirtualBox. Achei uma distro bem intuitiva, não vem com milhões de aplicações, mas tem algumas inclusas. Tem o RIGO, uma central para atualizar e instalar e remover pacotes, e consume poucos recursos do pc. Gostei, também, do Entropy, ele me pareceu bem simples e direto, assim como o Pacman. Agora que estou nesse impasse, já que o Void é interessante mas não tem praticamente nenhuma documentação nem comunidade. Andei pensando em deixar o Sabayon como distro principal aqui e, de quebra, aprendo sobre uma distro/filosofia nova. Porque, o Slack para mim ainda tá muito longe :( e as alternativas sem systemd, pelo menos as que achei até agora, não me chamaram muita atenção.

Minha questão com o systemd é a mesma sua. Não tive problemas com ele, e não tenho conhecimento para criticar. Mas a liberdade de escolha é o que faz o mundo linux ser o que ele é. Se isso se perder não faz mais sentido, pelo menos para mim, continuar no linux. Alias, tenho pensado, seriamente, em tentar ler algo sobre BSD. Sei que vai dar trabalho, mas, dependendo do caso, pode ser uma solução, embora excessivamente radical.


Então, essa forma de instalação do Salix entre Basic, Core, dá de fazer no Slack também, se você selecionar todos grupos de pacotes ele se instala sozinho, fica quase pronto para usar kkk.

É, void vem crescendo aos poucos, acho que ainda tem mais material do que BSD, já tentei ir pro lado do BSD não dei conta do recado kkk

Abraço.
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Avatar do usuário
Jean Michel Kowalski
Moderador

 
Mensagens: 717
Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Agradecido: 117 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Manjaro OpenRC deixa de existir: aparece Artix Linux!

Mensagempor José da Silva Sauro » 17 Ago 2017, 21:28  •  MS 14

Jean Michel Kowalski escreveu:
José da Silva Sauro escreveu:O Salix tem três formas de instalação: Full, Basic e Core. Na Full é como uma distro out-of-the-box; na Basic são apenas pouquíssimas aplicações do ambiente gráfico que você escolheu; e na Core é uma instalação limpa, sem ambiente gráfico. Se não me engano, na Basic e Core nem vídeo e essas coisas são instalados automaticamente.

Testei o Sabayon no VirtualBox. Achei uma distro bem intuitiva, não vem com milhões de aplicações, mas tem algumas inclusas. Tem o RIGO, uma central para atualizar e instalar e remover pacotes, e consume poucos recursos do pc. Gostei, também, do Entropy, ele me pareceu bem simples e direto, assim como o Pacman. Agora que estou nesse impasse, já que o Void é interessante mas não tem praticamente nenhuma documentação nem comunidade. Andei pensando em deixar o Sabayon como distro principal aqui e, de quebra, aprendo sobre uma distro/filosofia nova. Porque, o Slack para mim ainda tá muito longe :( e as alternativas sem systemd, pelo menos as que achei até agora, não me chamaram muita atenção.

Minha questão com o systemd é a mesma sua. Não tive problemas com ele, e não tenho conhecimento para criticar. Mas a liberdade de escolha é o que faz o mundo linux ser o que ele é. Se isso se perder não faz mais sentido, pelo menos para mim, continuar no linux. Alias, tenho pensado, seriamente, em tentar ler algo sobre BSD. Sei que vai dar trabalho, mas, dependendo do caso, pode ser uma solução, embora excessivamente radical.


Então, essa forma de instalação do Salix entre Basic, Core, dá de fazer no Slack também, se você selecionar todos grupos de pacotes ele se instala sozinho, fica quase pronto para usar kkk.

É, void vem crescendo aos poucos, acho que ainda tem mais material do que BSD, já tentei ir pro lado do BSD não dei conta do recado kkk

Abraço.


Pois é, o suporte ao BSD em português é tenebroso!

Andei pesquisando sobre o Slack novamente. Mas, achei muitos tutoriais de instalação por ai e a qualidade me pareceu meio variada demais. Você me recomenda algum? Vou dar outra chance para ele, tentarei fazer uma instalação no VirtualBox.
José da Silva Sauro
Aprendiz

 
Mensagens: 66
Registro: 20 Ago 2015, 16:42
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 8 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.0
Ambiente: Xfce
Repositório: Stable
Habilidade: Iniciante

Manjaro OpenRC deixa de existir: aparece Artix Linux!

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 18 Ago 2017, 08:28  •  MS 15

Tenho alguns links que me baseei para fazer a minha instalação:

Pós-Instalação básico: https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Slackware-142-Configuracao-pos-instalacao?pagina=2

Guia geral instalação e configuração: https://www.vivaolinux.com.br/artigo/O-Guia-do-Slackware?pagina=1

Habilitando bibliotecas multilib: https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Habilitando-multilib-no-Slackware-Atualizado-e-simplificado?pagina=1

Instalando e habilitando Slim como login manager: https://edpsblog.wordpress.com/2013/05/18/instalacao-do-slim-no-slackware/

Instalando interface Mate: https://www.vivaolinux.com.br/artigo/MATE-Desktop-1160-GTK3-no-Slackware

Instalando KDE atualizado (Não consegui testar):http://alien.slackbook.org/ktown/14.2/latest/

Sobre os pacotes usados na instalação, não precisa instalar todos grupos, aqui tem uma explicação sobre o que é cada um: http://www.hardware.com.br/guias/usando-slackware/selecao-pacotes.html (No 14.2 está um pouco diferente, mas dá de entender). Eu sempre desmarco o KDE, KDEI, TCL, F, T, Y. Pois não uso KDE e essas coisas... Mas é legal testar. Por exemplo, eu fiz uma vez desmarcando o K e D, não conseguia compilar nada kkk.

Foram basicamente os links que usei, alguns precisa adaptar as vezes um pouco, se tiver alguma dúvida me manda uma MP aqui, se eu souber como faz lhe ajudo.
Detalhe, uma coisa que eu ainda não fiz e devia ter feito é instalar os drivers NVidia. Minha placa é Offboard, ta funcionando Ok com drivers noveau. Se você usa notebook e tem placa híbrida pode ser mais complicado.
Detalhe 2, meu pc é Bios, se o seu for UEFI não sei como faz.

No mais, recomendo você instalar ele no virtual box antes, e testar os tutoriais acima para entender como funciona.

Abraço
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Avatar do usuário
Jean Michel Kowalski
Moderador

 
Mensagens: 717
Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Agradecido: 117 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Manjaro OpenRC deixa de existir: aparece Artix Linux!

Mensagempor José da Silva Sauro » 18 Ago 2017, 10:49  •  MS 16

Jean Michel Kowalski escreveu:Tenho alguns links que me baseei para fazer a minha instalação:

Pós-Instalação básico: https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Slackware-142-Configuracao-pos-instalacao?pagina=2

Guia geral instalação e configuração: https://www.vivaolinux.com.br/artigo/O-Guia-do-Slackware?pagina=1

Habilitando bibliotecas multilib: https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Habilitando-multilib-no-Slackware-Atualizado-e-simplificado?pagina=1

Instalando e habilitando Slim como login manager: https://edpsblog.wordpress.com/2013/05/18/instalacao-do-slim-no-slackware/

Instalando interface Mate: https://www.vivaolinux.com.br/artigo/MATE-Desktop-1160-GTK3-no-Slackware

Instalando KDE atualizado (Não consegui testar):http://alien.slackbook.org/ktown/14.2/latest/

Sobre os pacotes usados na instalação, não precisa instalar todos grupos, aqui tem uma explicação sobre o que é cada um: http://www.hardware.com.br/guias/usando-slackware/selecao-pacotes.html (No 14.2 está um pouco diferente, mas dá de entender). Eu sempre desmarco o KDE, KDEI, TCL, F, T, Y. Pois não uso KDE e essas coisas... Mas é legal testar. Por exemplo, eu fiz uma vez desmarcando o K e D, não conseguia compilar nada kkk.

Foram basicamente os links que usei, alguns precisa adaptar as vezes um pouco, se tiver alguma dúvida me manda uma MP aqui, se eu souber como faz lhe ajudo.
Detalhe, uma coisa que eu ainda não fiz e devia ter feito é instalar os drivers NVidia. Minha placa é Offboard, ta funcionando Ok com drivers noveau. Se você usa notebook e tem placa híbrida pode ser mais complicado.
Detalhe 2, meu pc é Bios, se o seu for UEFI não sei como faz.

No mais, recomendo você instalar ele no virtual box antes, e testar os tutoriais acima para entender como funciona.

Abraço


Valeu.

Esse é o último post aqui, se não vai ficar muito off-topic!. De qualquer forma, o espaço aqui é sobre o Manjaro, não sobre linux em geral :D

A instalação é tranquila, minha questão maior é o pós-instalação e o dual boot, já que o Slack usa o LILO.

To fazendo a instalação e uns testes no VirtualBox, tenho pensado em deixar o Slackware e o Sabayon em dual boot aqui. Afinal, só se aprende de verdade quando se é colocado a prova, máquina virtual é jogo-treino.
José da Silva Sauro
Aprendiz

 
Mensagens: 66
Registro: 20 Ago 2015, 16:42
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 8 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.0
Ambiente: Xfce
Repositório: Stable
Habilidade: Iniciante

Manjaro OpenRC deixa de existir: aparece Artix Linux!

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 18 Ago 2017, 11:20  •  MS 17

Meu último post, eu prometo! kkk
Sobre o lilo, na máquina virtual instale só para você testar. Na máquina física, selecione pular a instalação do lilo, depois entre na sua outra distro já instalada e dê um update-grub :D
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Avatar do usuário
Jean Michel Kowalski
Moderador

 
Mensagens: 717
Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Agradecido: 117 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Manjaro OpenRC deixa de existir: aparece Artix Linux!

Mensagempor overlock » 12 Nov 2017, 20:15  •  MS 18

Tem inúmeros tutoriais de como instalar o slackware,a instalação é a mesma nunca mudou,é muito fácil,quando vc conseguir instala-lo e começar a utiliza-lo verás que e muito simples e fácil de manusear o slackware,ainda mais com a ferramenta sbopkg combinado com sqg,o sqg baixa as dependências do programa e instala automaticamente,(mas não resolve e nem checa se a dependência ja está instalada),ficou ainda mais fácil de utilizar.
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !
Avatar do usuário
overlock
Moderador

 
Mensagens: 1206
Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 192 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Manjaro OpenRC deixa de existir: aparece Artix Linux!

Mensagempor José da Silva Sauro » 12 Nov 2017, 22:56  •  MS 19

overlock escreveu:Tem inúmeros tutoriais de como instalar o slackware,a instalação é a mesma nunca mudou,é muito fácil,quando vc conseguir instala-lo e começar a utiliza-lo verás que e muito simples e fácil de manusear o slackware,ainda mais com a ferramenta sbopkg combinado com sqg,o sqg baixa as dependências do programa e instala automaticamente,(mas não resolve e nem checa se a dependência ja está instalada),ficou ainda mais fácil de utilizar.


Pois é. Tentei o Salix aqui, mas confesso que não gostei. Tentei a instalação "basic" a rede não veio conectada por padrão. Tentei mexer nele um pouco mais achei confuso. Acho que vou tentar uma instalação direta do Slackware.

Uma dúvida, já instalei, tanto o Salix como o Slackware, em máquina virtual e eles não exibem as miniaturas do Thunar por padrão. Sabe um jeito tranquilo de fazer ele exibir as miniaturas?
José da Silva Sauro
Aprendiz

 
Mensagens: 66
Registro: 20 Ago 2015, 16:42
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 8 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.0
Ambiente: Xfce
Repositório: Stable
Habilidade: Iniciante

Manjaro OpenRC deixa de existir: aparece Artix Linux!

Mensagempor overlock » 12 Nov 2017, 23:51  •  MS 20

Sim,só instalar a extensão do thunar ;
http://www.slackbuilds.org/repository/1 ... mbnailers/
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !
Avatar do usuário
overlock
Moderador

 
Mensagens: 1206
Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 192 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

AnteriorPróximo

Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

GRUB não aparece

por Tumbavazia » 10 Mar 2021, 15:04

Respostas: 6

Exibições: 154

12 Mar 2021, 15:08

por tioway Ver última mensagem

Manjaro Linux não reconhece iphone Apple.

por Hércules R. Souza » 17 Mar 2020, 15:02

Respostas: 2

Exibições: 475

18 Mar 2020, 13:05

por Hércules R. Souza Ver última mensagem

Autenticação Falhou pamac Arch Linux

por trikoloko » 21 Abr 2020, 05:49

Respostas: 3

Exibições: 374

21 Abr 2020, 12:41

por tioguda Ver última mensagem

PJE NO MANJARO

por LucasMigliorini » 20 Abr 2020, 12:28

Respostas: 5

Exibições: 670

21 Abr 2020, 23:40

por tioguda Ver última mensagem

Manjaro Brasil abandonado?

por Francis » 28 Dez 2020, 14:14

Respostas: 4

Exibições: 312

26 Jan 2021, 14:10

por Igor Isaias Banlian Ver última mensagem

Voltar para Painel de Avisos



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

^ Voltar ao Topo